Governo deixa derrapar meta da nova fase da descentralização

O programa do executivo previa “aprovar até Junho de 2021 as novas competências” a transferir para municípios, freguesias e comunidades intermunicipais. Quem vencer as eleições de 26 de Setembro começa o mandato sem saber que novas competências passam do Governo para as autarquias.

Foto
Manuel Machado, líder da ANMP e autarca em Coimbra RG RUI GAUDENCIO

O Governo queria lançar até ao início do Verão uma nova fase da descentralização de competências para as autarquias. Era essa, à partida, a meta estabelecida no início da legislatura e inscrita no programa do executivo de António Costa. No entanto, e com a primeira fase da transferência de funções ainda por fechar, os trabalhos não chegaram a avançar. Isto significa que os autarcas que forem eleitos a 26 de Setembro não terão, pelo menos no arranque, um retrato completo das áreas que poderão assumir ao longo do mandato.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários