Eleições antecipadas do Benfica acontecem a 9 de Outubro

Direcção dos “encarnados” reuniu-se esta quarta-feira para apresentar a demissão dos Órgãos Sociais, aquele que é o último passo para a convocação de eleições.

Foto
Rui Costa assumiu o cargo de presidente do Benfica depois da detenção de Luís Filipe Vieira a 7 de Julho LUSA/MIGUEL A. LOPES

Pouco depois de assumir o cargo, o presidente do Benfica, Rui Costa, prometeu: “O presidente da Direcção, Sr. Rui Costa, sublinhando a unanimidade de todos os vice-presidentes, informou o plenário que, finda essa missão, irá promover todas as diligências tendentes à realização de uma consulta aos sócios. O acto eleitoral deverá ocorrer até ao final do corrente ano”, foi o que se leu a 13 de Julho no comunicado divulgado pelo Benfica, após o plenário dos Órgãos Sociais. Agora, cumpriu e as eleições benfiquistas serão a 9 de Outubro.

Esta quarta-feira, a direcção dos “encarnados” reuniu-se para apresentar a demissão dos Órgãos Sociais - o último passo para a convocação de eleições - e, assim, provocar o acto eleitoral antecipado, agendado para o dia 9 de Outubro. 

Depois da detenção de Luís Filipe Vieira, o então presidente das “águias”, a 7 de Julho de 2021 no âmbito da “Operação Cartão Vermelho”, a realização das eleições antecipadas já havia, deste modo, ficado prometida por Rui Costa, vice-presidente e sucessor de Luís Filipe Vieira. 

Rui Costa assumiu as rédeas do Benfica depois de Luís Filipe Vieira ter sido afastado da presidência do clube na sequência da detenção que ocorreu a 7 de Julho. 

O antigo presidente do clube, que estava no cargo há quase 18 anos, é suspeito de ter criado um esquema para desviar dinheiro do clube para “benefício pessoal”. Em causa estão suspeitas de crimes de abuso de confiança, branqueamento, burla qualificada, fraude fiscal e falsificação. O Ministério Público descreveu que os vários esquemas de fraude poderão ter causado também prejuízos ao Novo Banco e ao Estado português.

Luís Filipe Vieira, esteve em prisão domiciliária desde 10 de Julho, tendo sido libertado a 6 de Agosto, depois de garantir o pagamento da caução de três milhões de euros. O antigo presidente dos “encarnados” pode sair de casa e viajar pelo país, mas está proibido de se ausentar para o estrangeiro, bem como manter contacto com os administradores da SAD e restantes arguidos da “Operação Cartão Vermelho”.

O comunicado dos Órgãos Sociais do SL Benfica.

Caros Consócios, caros Benfiquistas:

Realizou-se hoje a Reunião Plenária dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica, a qual teve como ponto único de trabalhos a análise da situação do Clube.

Em 13 de Julho passado, em outra reunião plenária dos mesmos Órgãos Sociais, foram definidos um conjunto de objectivos a que se tornava imperativo dar resposta, entre os quais se realçam a preparação da época desportiva no futebol e nas modalidades, a qualificação para a Champions, a conclusão com sucesso do empréstimo obrigacionista e assegurar um adequado fecho do mercado.

De modo a dar execução a todos os objectivos então definidos, salientou na altura o Presidente da Direcção, Sr. Rui Costa, que, sublinhando a unanimidade dos vice-presidentes, iria promover as diligências tendentes à realização de uma consulta aos sócios através da realização de um novo ato eleitoral e que o mesmo deveria ocorrer até ao final do corrente ano.

Hoje, dia 1 de Setembro de 2021, foi com satisfação que o Plenário dos mesmos Órgãos Sociais concluiu na sua análise que, aqueles objectivos, então traçados, foram atingidos e que se conseguiu uma forte estabilidade no Clube.

Assim, e no seguimento das conclusões alcançadas, e tendo também presente o calendário desportivo a que o Sport Lisboa e Benfica está obrigado até ao final do corrente ano, foi opinião unânime de todos os membros dos diversos Órgãos Sociais que se deveria partir para a marcação do ato eleitoral, destinado à eleição dos novos órgãos Sociais para os próximos quatro anos.

De modo a dar cumprimento aos Estatutos, todos os membros dos Órgãos Sociais apresentaram o seu pedido de renúncia.

O Presidente da Mesa da AG, após consulta aos restantes elementos da Mesa, decidiu convocar a Assembleia Eleitoral para o próximo dia 9 de Outubro.

Em breve será apresentado aos sócios o Programa de todo o Processo Eleitoral.

Deseja-se, desde já, que o mesmo decorra com elevação e qualidade, que engrandeça uma vez mais o espírito de unidade entre todos os sócios e que sirva para uma discussão de ideias e projectos dos vários candidatos que venham a apresentar-se ao ato eleitoral.

Saudações Benfiquistas.

Lisboa, 1 de setembro de 2021