Sair do Afeganistão irá melhorar a posição global dos EUA a longo prazo

A retirada vai permitir que Biden realinhe as prioridades estratégicas da nação de forma a reassegurar aliados e a travar adversários. Também irá permitir que Washington se empenhe em desafios domésticos prementes.

Alguns dias depois de os Estados Unidos terem retirado civis americanos e vietnamitas que estavam em risco de Saigão, a 30 de Abril de 1975, Maxwell Taylor, antigo chefe do Estado Maior, lamentou que “o final do Vietname” estivesse a “prejudicar a nossa reputação de fiabilidade, enfraquecendo as nossas alianças, e expondo as nossas fraquezas internas perante os nossos amigos e adversários”. Muitos observadores partilharam a visão de Taylor de que a queda de Saigão prejudicou irreversivelmente a credibilidade global da América.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 41 comentários