Eric Clapton lança música com letra antivacinação

A canção chegou às plataformas de música no final da semana, depois de Clapton ter dado uma entrevista onde se mostrou crítico em relação às regras que exigem comprovativos da vacinação contra a covid-19.

Foto
Getty Images

O cantor e compositor britânico Eric Clapton, 76 anos, lançou a canção “This Has Gotta Stop”, cuja letra parece ser um grito de guerra contra as vacinas, avança a Rolling Stone, numa altura em que a variante Delta no Reino Unido está a atingir as pessoas não vacinadas de uma forma particularmente forte.

A canção chegou às plataformas de música no final da semana, depois de Clapton ter dado uma entrevista onde se mostrou crítico em relação às regras que exigem comprovativos da vacinação contra a covid-19. O refrão diz: “This has gotta stop, enough is enough/ I can’t take this BS any longer/ It’s gone far enough” — qualquer coisa como: “Isto tem de parar, já chega / Eu não aguento esta m... por muito mais tempo / Já foi longe demais”.

No videoclipe da canção há pessoas com olhos arregalados como que hipnotizadas e manifestantes com cartazes onde se lê “Liberdade” e “Parem”. Ainda segundo a Rolling Stone, o compositor escreveu uma carta a um  activista que é contra as regras impostas pelo governo por causa da pandemia, em que refere que quando tomou a segunda dose da vacina, as reacções foram terríveis, descrevendo que sentiu as mãos e os pés ora dormentes, ora frios, ora quentes; e que receou que não voltaria a tocar. Clapton põe em causa “a propaganda que dizia que a vacina era segura para todos”. A canção parece assinalar a reacção à vacina quando diz: “Eu sabia que algo estava errado / Quando começaram a estabelecer as leis / Eu não consigo mexer as minhas mãos / E comecei a suar / Eu quero chorar / Já não aguento mais.” 

O vídeo apresenta ainda uma imagem de Jam for Freedom, o grupo de artistas de rua britânicos que são contra os certificados de vacinas e que defendem a livre circulação das pessoas, o qual Clapton apoia. Não é a primeira vez que o compositor e cantor assume posições polémicas: na década de 1970 foi acusado de racismo por, durante um concerto, ter apelado ao voto no conservador Enoch Powell para impedir a imigração. 

Mas a vida de Clapton também ficou marcada pela tragédia quando em 1991, o seu filho Connor, de quatro anos, morreu após cair de uma janela do 53.º andar de um edifício nova-iorquino. A sua dor foi transposta para o sucesso “Tears in Heaven”.


Notícia actualizada dia 02/09/2021, às 15h, acrescentando o parágrafo sobre a carta enviada pelo cantor a um activista em que Eric Clapton descreve as reacções à vacina.

Sugerir correcção
Ler 22 comentários