Volume de negócios no retalho desacelera em Julho

Sétimo mês deste ano registou um crescimento homólogo de 2,6% face a Julho de 2020 e de 1,1% face igual período de 2019. Mas abrandou na evolução homóloga em cadeia

Foto
Paulo Pimenta

O volume de negócios no comércio a retalho registou um crescimento homólogo de 2,6% em Julho, inferior em 4,8 pontos percentuais ao observado no mês anterior (7,4%), anunciou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estes resultados continuam a “ser influenciados por um efeito base, dado que a comparação incide em meses afectados pela pandemia” de covid-19, tendo-se verificado quedas homólogas de 4,5% e de 1,5% em Junho e Julho de 2020, respectivamente, justifica o INE, adiantando que em Julho deste ano o índice situou-se 1,1% acima do registado em igual mês de 2019.

De acordo com o INE, a desaceleração registada em Julho foi comum a ambos os grupos: produtos alimentares e produtos não alimentares.

Quanto ao grupo de produtos alimentares, observou-se em Julho um crescimento homólogo de 2,8%, que compara com um aumento de 5% no mês anterior, enquanto no grupo de produtos não alimentares registou-se um incremento de 2,4%, contra uma subida de 9,2% no mês anterior.

Em termos mensais, o índice agregado do volume de negócios no comércio a retalho caiu 0,4% em Julho, contra uma descida de 1,9% em Junho.

Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas, por sua vez, apresentaram aumentos homólogos de 1%, 4% e 3,3%, respectivamente, contra subidas de 1,3%, 8% e 10,7% em Junho, pela mesma ordem.

Sugerir correcção
Comentar