Hollywood contra as mulheres

Helen O’Hara é jornalista da revista britânica Empire e lançou em Fevereiro Women vs Hollywood: The Fall and Rise of Women in Film, um livro sobre a forma como Hollywood tem tratado as mulheres ao longo dos anos.

Foto

Quando o cinema começou e não era ainda uma indústria multimilionária, havia muito espaço para mulheres em posições criativas e de poder. Depois, chegou o dinheiro e a atenção e isso deixou de ser assim, salvo raras excepções, ao longo dos anos. Ainda hoje há estatísticas impressionantes (e deprimentes) ao nível das disparidades de género, especialmente no que toca a Hollywood (se entrarmos para questões de raça e origens sócio-económicas é ainda pior). Basta olhar para a quantidade de realizadoras nomeadas, por exemplo, para prémios de realização como os Óscares. Só duas, até hoje, ganharam: Kathryn Bigelow e, este ano, Chloé Zhao.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar