Mariana Relvas, uma mulher fotógrafa no Portugal do século XIX

O seu nome quase nunca aparece quando se fala das pioneiras da fotografia no país, talvez porque facilmente é ofuscado pelo do marido, Carlos Relvas. Há até quem acredite que Mariana Relvas fotógrafa é apenas uma invenção deste latifundiário da Golegã. Susana Lourenço Marques está a estudar a vida e a obra desta mulher para que ela ocupe, finalmente, o lugar que merece.

Foto

Foi em 2016 que Susana Lourenço Marques encontrou o álbum com 30 fototipias num leilão online. Os nomes de Mariana e de Carlos Relvas tinham sido apagados da capa e, talvez por não se saber quem eram os seus autores, o volume estava a um preço irrisório. Quando o livro lhe chegou a casa, esta professora da Faculdade de Belas Artes do Porto nem queria acreditar – a qualidade e o estado de conservação das imagens, testemunho da passagem do casal por Espanha, França e Suíça, um “petit tour” feito em jeito de lua-de-mel, eram muito bons. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários