Câmaras arriscam corte das transferências no próximo Orçamento

Quem vencer as autárquicas a 26 de Setembro poderá ter de contar com uma quebra nas transferências vindas do OE logo no primeiro ano de mandato. Isto porque as verbas são calculadas com base nas receitas de impostos de 2020, quando a pandemia penalizou a cobrança fiscal.

Foto
Rui Gaudêncio

As câmaras podem sofrer um corte nas transferências do Orçamento do Estado para 2022, ou seja, no primeiro ano dos mandatos que saírem das eleições autárquicas de 26 de Setembro. A conclusão resulta da aplicação directa da Lei das Finanças Locais (LFL), mas o desfecho final sobre o que acontecerá às transferências para os municípios ainda não é conhecido. Ao PÚBLICO, tanto o ministério de Alexandra Leitão como a associação que representa os autarcas responderam preferir esperar pelo Orçamento que é entregue no Parlamento a 11 de Outubro, já depois da ida às urnas. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar