2017 foi o ano em que menos câmaras mudaram de cor política

Na última ida às urnas para escolher os executivos locais, apenas 49 câmaras mudaram de partido. Por outro lado, 1979 foi o ano em que o índice de fidelidade partidária foi o menor, quando 119 municípios escolheram um partido diferente face às eleições anteriores.

Foto
Estudo da Markest analisou 12 actos eleitorais Nuno Ferreira Santos

As eleições autárquicas de 2017 foram as que registaram um índice de fidelidade partidária mais elevado quando analisados os 12 actos eleitorais para a escolha dos executivos locais, segundo uma nova parte de um estudo da Marktest, divulgada nesta quinta-feira. Neste ano, “apenas 49 concelhos atribuíram a vitória a um partido diferente daquele que já estava no poder”. 

Por outro lado, as eleições de 1979 foram aquelas em que o índice de fidelidade partidária foi mais baixo, “tendo 119 concelhos mudado de cor política face às eleições de 1976”, acrescenta o estudo “45 Anos de Eleições Autárquicas em Portugal” (com acesso pago) que analisa vários indicadores nos 12 actos eleitorais. 

O trabalho de análise feito pelas Marktest conclui ainda que o PS é o partido “com mais concelhos fiéis”.

Segundo cálculos do PÚBLICO — que são diferentes e independentes dos da Marktest, que apontam para menos oito casos — existem 31 câmaras que nunca mudaram de mãos desde 1976. Alenquer, Campo Maior, Cartaxo, Condeixa-a-Nova, Gavião, Lourinhã, Odivelas, Olhão, Portimão, Reguengos de Monsaraz e Torres Vedras votaram sempre no PS. Arcos de Valdevez, Boticas, Calheta, Câmara de Lobos, Ferreira do Zêzere, Mação, Oleiros, Penedono, Penela, Santa Maria da Feira e Valpaços são as mais fiéis ao PSD. Já Arraiolos, Avis, Montemor-o-Novo, Moita, Mora, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal e Serpa nunca deixaram de ser comunistas. Há quatro anos, deixava este grupo a grande Câmara de Almada que, por 400 votos de diferença, passou a ser gerida por Inês de Medeiros, do PS.

Outra das conclusões do estudo da Marktest, divulgada a 19 de Agosto, revela que o concelho do Corvo, nos Açores, é aquele onde a participação dos eleitores tem sido mais alta. A média deste município atinge 80,3%, contra 62,1% na média do país.

A Marktest compilou os dados disponíveis na Direcção-Geral da Administração Interna (antigo Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral ou STAPE). Não foram considerados actos eleitorais intercalares ou repetições de eleições que tenham ocorrido no período em análise. O estudo detalha os resultados das 196 siglas que concorreram às eleições entre 1976 e 2017.

Além de registar a evolução por distrito dos resultados eleitorais e de fazer a análise cartográfica por concelho, o relatório foca ainda o índice de fidelidade partidária e as transferências de voto no último acto eleitoral e disponibiliza uma ficha com os resultados de todas as eleições autárquicas para os 308 concelhos do país.

As eleições autárquicas acontecem a 26 de Setembro.


 
Sugerir correcção
Comentar