Otávio chamado pela primeira vez à selecção nacional

Médio do FC Porto, já naturalizado português, é um dos 25 convocados para as próximas jornadas da qualificação para o Mundial de 2022.

Foto
LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

Otávio, do FC Porto, é a grande novidade da lista de convocados da selecção nacional de futebol para a qualificação com vista ao Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar. Nascido no Brasil, em João Pessoa, e entretanto naturalizado português, o médio foi chamado pela primeira vez para representar Portugal.

“Todos estes jogadores estavam, sem excepção, na lista de 40 jogadores que escolhemos para o Campeonato da Europa. A selecção sempre foi um espaço aberto. Não vou estar a analisar individualmente, porque acho que não faz sentido e teria de falar de todos”, reagiu Fernando Santos, quando questionado sobre a chamada do médio do FC Porto.

Otávio não é, porém, a única nota digna de registo nas escolhas de Fernando Santos. O lateral Ricardo Pereira (Leicester) e o médio João Mário (Benfica) estão de volta aos trabalhos da selecção, enquanto os jovens guarda-redes Diogo Costa (FC Porto) e central Gonçalo Inácio (Sporting) terão a oportunidade de se estrearem com a camisola da selecção A.

Destacando “a qualidade” e “a identificação” com a equipa como factores fundamentais na base das escolhas, o seleccionador assumiu ainda que o tempo de utilização dos jogadores também pode pesar, ainda que não seja um indicador fundamental. “Em relação àqueles que não conheço tão bem, tendo um jogo intermédio, de carácter particular, também nos dá a possibilidade de fazer a observação em jogo”, acrescentou.

De fora da lista, em comparação com o elenco que integrou o recente Campeonato da Europa, ficaram o guarda-redes Rui Silva, o lateral Nelson Semedo, o central José Fonte, os médios Renato Sanches, Sérgio Oliveira e William Carvalho, e o avançado João Félix.

A selecção nacional vai defrontar a República da Irlanda já a 1 de Setembro, pelas 19h45, no Estádio do Algarve, e seis dias depois jogará em Baku diante do Azerbaijão, na 5.ª jornada do Grupo A. Pelo meio, a 4 de Setembro, terá um encontro particular frente ao Qatar, em Debrecen, na Hungria.

Actualmente na liderança do Grupo A de qualificação, com sete pontos em três jogos, Portugal começará por defrontar os irlandeses, que ainda não pontuaram. Fernando Santos alerta para os perigos que o adversário representa: “A Irlanda, mesmo não tendo pontos, fez um excelente jogo na Sérvia. É uma equipa que está a tentar alterar um pouco a forma de jogar, o treinador quer uma equipa com mais capacidade para ter bola, com jogadores mais jovens, para criar novas dinâmicas. Há que estar preparado e respeitar o adversário para alcançar o objectivo”.

Cristiano Ronaldo, que terá saído com queixas físicas do último jogo com a Juventus, estará apto para competir. “Tenho a certeza absoluta de que está bem, não me foi reportado nada pelo departamento clínico”, vincou o seleccionador nacional, desvalorizando as mexidas do mercado de transferência e reforçando o total compromisso do capitão com a selecção portuguesa.

A respeito de outras opções, e em particular de Matheus Nunes, médio do Sporting que também já tem nacionalidade portuguesa, Fernando Santos alongou-se um pouco mais sobre o tema, depois de ter assumido que o jogador estava no lote de 40 atletas observados para definir esta convocatória.

"Nunca pedirei ao meu presidente para naturalizar um jogador para vir à selecção nacional. Isso nunca farei. Mas também nunca discriminarei ninguém que, por opção própria, tenha ficado apto para representar Portugal. Já aconteceu no passado e, desde que estejam aptos e eu entenda que têm qualidade, fazem parte do lote de observações”.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários