E as mulheres muçulmanas na Europa? Ajudamos?

Os direitos e as liberdades das mulheres na Europa não podem ser anulados quando as mulheres calham viver em comunidades islâmicas. E aqui podemos fazer alguma coisa.

Há uns anos tive uma conversa curiosa com duas amigas. Uma é muçulmana, vive no Médio Oriente, usa hijab (com roupa normal; não sei se no seu país de residência usa abaya por cima). Outra alemã, de Colónia, feminista muito à esquerda, que contava como as mulheres muçulmanas da Alemanha eram geralmente muito diferentes da minha aguerrida amiga. Não aprendiam alemão, não tinham profissão, não se integravam na sociedade alemã. Quando contou os abusos sexuais de Colónia na passagem de ano de 2016, a amiga islâmica não conseguia conceber que tinham acontecido. O mesmo para os relatos do assédio de rua nas zonas residenciais de imigrantes muçulmanos. Nada do que lhe diziam das comunidades islâmicas na Europa fazia sentido para o mundo islâmico que conhecia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 43 comentários