“Pensamento de Xi Jinping”, a nova disciplina escolar das crianças chinesas

A ideologia do Presidente chinês será ensinada logo a partir do ensino básico e pretende “cultivar os sucessores do socialismo com uma completa base moral, intelectual, física e estética”, para fortalecer “a determinação de ouvir e seguir o Partido”.

Foto
O pensamento do Presidente chinês, Xi Jinping, vai ser ensinado desde o ensino básico até ao ensino superior. CHINA DAILY/Reuters

A China vai introduzir a ideologia política do Presidente chinês no currículo nacional, para ajudar a “estabelecer a crença marxista” na juventude chinesa, disse o Governo de Pequim a propósito das novas directrizes publicadas na terça-feira.

O Ministério da Educação chinês informou que o pensamento do Presidente chinês, Xi Jinping, “sobre o socialismo de características chinesas para uma nova era”, seria ensinado desde o ensino básico até ao ensino superior.

Numa declaração, o ministério referiu que a medida tem como objectivo “cultivar os construtores e os sucessores do socialismo com uma completa base moral, intelectual, física e estética”. Assim, pretende-se fortalecer “a determinação de ouvir e seguir o Partido” Comunista Chinês (PCC) e os novos materiais escolares devem “cultivar sentimentos patrióticos”, referem as directrizes.

O ministério também está a trabalhar para incluir nos currículos escolares temáticas como liderança no partido e educação sobre a defesa nacional, avançou o Global Times.

Desde que subiu ao poder em 2012, Xi Jinping tem procurado fortalecer a liderança e o papel do PCC em várias áreas da sociedade, incluindo nos negócios, educação e cultura.

O pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo de características chinesas para uma nova era foi formalmente consagrado na Constituição chinesa em 2018. Desde então, o pensamento ideológico do Presidente tem sido introduzido em algumas universidades, escolas e entre grupos de jovens políticos que realizam actividades extracurriculares.

A ideologia de Xi Jinping é constituída por 14 valores principais que, além de enfatizarem os ideais comunistas, apelam a uma “completa e profunda reforma” e “novas ideias”. Promete “uma vida harmoniosa entre o homem e a natureza” e destaca a importância do princípio “um país, dois sistemas e a reunificação com o continente”.

É tradição incorporar-se os contributos dos líderes chineses na Constituição ou pensamento do PCC. Contudo, além de Xi Jinping, apenas Mao Tsetung, fundador do PCC, teve a sua ideologia a ser classificada como “pensamento”.

Sugerir correcção
Ler 33 comentários