Explicar os resultados desportivos pela demografia

Explicar a competividade desportiva, e designadamente os resultados olímpicos, pela demografia, e nela considerando apenas os indicadores globais de população, é um lugar comum. E embora a relação não tenha, por si só, qualquer evidência, como o provam os inúmeros estudos sobre o tema, a persistência mantém-se.
Supostamente quanto maior fosse o censo populacional de um determinado país, maior seria a sua competitividade desportiva. Poder-se-ia ter escolhido a riqueza nacional, o valor do PIB per capita, os indicadores de prática desportiva ou o nível de financiamento público do sistema desportivo. Ou mesmo a ponderação percentual desses critérios. Mas não. A população, independentemente dos perfis etários que a compõem, de estarmos ou não perante um quadro de depressão ou crescimento demográfico, é eleita como elemento determinante. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários