Zeiss obrigada a suspender campanha com virologista Pedro Simas devido a “publicidade enganosa”

Pedro Simas, virologista e candidato a vereador em Lisboa na Lista do PSD-CDS, é um dos participantes dessa campanha

Foto
DR

A Auto Regulação Publicitária (ARP) obrigou a empresa Carl Zeiss, fabricante de lentes oftálmicas, a cancelar em “todos os suportes publicitários” a campanha a uma lente que é apresentada como antiviral e que, segundo a marca, “elimina 99,9% dos vírus e bactérias potencialmente nocivos da superfície da lente”. Aquela entidade considera que as referências às propriedades antivirais não são verdadeiras” mas, sim, “enganosas”, noticiou o semanário Expresso que teve acesso à deliberação da ARP.

Foto
Esta é uma das imagens da campanha com Pedro Simas DR

Nesta campanha publicitária participam Pedro Simas, investigador do Instituto de Medicina Molecular e número 8 da lista da coligação PSD/CDS à Câmara de Lisboa, e Catarina Furtado, apresentadora de televisão.

A decisão da ARP surge na sequência de uma queixa de uma empresa concorrente da Zeiss, a Essilor Portugal. A entidade reguladora baseou-se no artigo 46º do referido decreto-lei, que diz que a publicidade “não deverá fazer referência a uma recomendação emanada por cientistas, profissionais de saúde ou outra pessoa que, pela sua celebridade, possa incitar ao consumo de dispositivos médicos”. Sobre Pedro Simas, considera que a sua participação é “eticamente mais censurável, dado que esta personalidade tem ‘entrado na casa dos consumidores’ por via da comunicação social quase diariamente e sempre associado à situação pandémica em que vivemos” e é “particularmente grave e capaz de influenciar de forma abusiva o consumidor”.

Contactado pelo PÚBLICO este sábado, o virologista e candidato, enquanto independente a um cargo de vereação na lista do PSD-CDS a Lisboa, limitou-se a dizer: “A minha presença em diferentes webinars de várias multinacionais, bem como a participação que tive em vários programas televisivos, decorreu no sentido de informar a comunidade da situação pandémica que vivemos, nas mais diversas áreas”. Pedro Simas não quis comentar sobre se esto caso estará ligado ao facto de ter entrado numa candidatura política.

Sugerir correcção
Ler 17 comentários