Imagem de avião da Força Aérea norte-americana a transportar centenas de pessoas do Afeganistão é verdadeira?

Fotografia de um Boeing C-17 Globemaste a transportar centenas de pessoas do Afeganistão foi amplamente partilhada nas redes sociais depois a chegada dos taliban a Cabul.

Foto
Centenas de pessoas deixaram Cabul no avião da Força Aérea dos EUA Air Force One

Na início da semana, pouco depois de os taliban terem tomado a cidade de Cabul, uma imagem de um avião da força-aérea norte-americana foi amplamente partilhada nas redes sociais.

Na fotografia pode ver-se várias centenas de pessoas que terão saído do Afeganistão depois da chegada dos extremistas à capital do país. 

O contexto

Depois de pouco mais de uma semana de rápidos ganhos territoriais em todo o país, e sem enfrentar uma resistência considerável, os taliban entraram no passado domingo na capital do Afeganistão, Cabul.

Apesar de se assumiram mais moderados do que há 20 anos, quando os EUA e as forças aliadas chegaram ao país depois do atentado do 11 de Setembro, milhares de pessoas têm acorrido ao aeroporto de Cabul na tentativa de sair do país. 

Durante várias horas, foi mesmo impossível aterrar ou levantar da capital afegã, com vários aviões enviados para trazer civis a serem desviados. Entre os milhares que acreditaram nos rumores de que estariam a ser passados vistos no aeroporto muitos continuavam sentados na pista – jovens, grupos de homens, famílias, mulheres sozinhas. 

Nas redes sociais, foram partilhados vídeos de pessoas a correrem atrás dos aviões que estavam a levantar voo e há mesmo notícias de mortes entre os que tentaram escapar. Entre as vítimas, estará um jovem futebolista que terá caído de um dos aparelhos. Ainda assim, muitos dos que estavam em terra conseguiram lugar nos aviões. E é precisamente um desses aviões o objecto da imagem. 

Os factos 

A fotografia que se tornou amplamente difundida foi partilhada originalmente na conta verificada da Força Aérea dos EUA. “Nove C-17 Globemaster IIIS chegaram a Cabul, no Afeganistão, com equipamento e aproximadamente 1000 militares. Sete dos aviões já levantaram voo, transportando aproximadamente 640 passageiros, 165 dos quais cidadãos norte-americanos”, pode ler-se na publicação. 

Já esta sexta-feira, uma outra conta verificada do Twitter, a Air Mobility Command, que opera no âmbito das Forças Armadas dos EUA, explica que só num aparelho foram transportadas 823 pessoas. Nas contas iniciais, inicialmente avançadas pela Força Aérea, tinham escapado as 183 crianças que também seguiam a bordo.

Adam Kinzinger, membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos desde 2013, e que serviu como piloto da Força Aérea no Afeganistão, disse, em declarações à CNN, que o total de pessoas que seguia a bordo daquela aeronave “violava todas as regras de aviação”. Ainda assim, “a decisão permitiu salvar várias pessoas”. O avião que partiu ainda no domingo de Cabul teve como destino o Qatar.

De acordo com a estação televisiva, em 2013, um avião do mesmo modelo retirou várias pessoas das Filipinas, na sequência do tufão que, no final daquele ano, fez mais de 10 mil mortes.

Em resumo

A imagem, mesmo que bastante impressionante, é verdadeira e foi captada no dia 15 de Agosto, depois de os taliban terem chegado a Cabul. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários