Restaurantes podem receber grupos de oito pessoas (15 nas esplanadas)

Lotação nos centros comerciais sobe para oito pessoas por cada 100 metros quadrados.

Foto
Actualmente, os grupos nas esplanadas estão limitados a dez pessoas Miguel Manso

O Governo vai aliviar as restrições sanitárias nos restaurantes, cafés e pastelarias. A partir de segunda-feira (23 de Agosto), os estabelecimentos de restauração e similares poderão receber, no interior, grupos de oito pessoas, em vez do actual limite de seis.

Nas esplanadas, o número máximo passa de dez para 15 pessoas.

A decisão foi tomada na reunião do Conselho de Ministros desta sexta-feira e anunciada ao país pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Para um cliente fazer uma refeição no interior de um restaurante continua a ser exigida a apresentação de certificado digital covid-19 ou teste negativo, a partir das 19h das sextas-feiras e durante todo o fim-de-semana e feriados. No caso do teste, os clientes podem realizar um autoteste no momento, à porta do restaurante ou apresentar o resultado de um teste rápido de antigénio realizado numa farmácia (nas 24 horas anteriores), o resultado de um teste de antigénio (com relatório laboratorial realizado nas 48 horas anteriores) ou o resultado de um teste PCR (feito em laboratório nas 72 horas anteriores).​

A exigência de certificado ou teste também continua a aplicar-se no caso das viagens por via aérea ou marítima, e no acesso aos estabelecimentos turísticos e de alojamento local, confirmou Mariana Vieira da Silva, primeira-ministra em exercício em substituição de António Costa.

O Governo decidiu ainda que a “ocupação, permanência e distanciamento físico relativa à afectação dos espaços acessíveis ao público passa a ter máxima indicativa uma pessoa por cada 12,5 metros quadrados (m2), o que significa que a lotação nos centros comerciais sobe para oito pessoas por cada 100 m2. A redução desta restrição já estava prevista pelo Governo para quando fosse atingido um patamar de 70% da população vacinada.

O comunicado do Conselho de Ministros desta sexta-feira justifica o passo em frente no desconfinamento com o facto de ter sido esse patamar e com a “estratégia gradual de levantamento de medidas de combate à pandemia” que fora anunciado pelo primeiro-ministro.

Em reacção ao anúncio do Governo, a Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP) considerou as medidas positivas, mas “insuficientes”, e apelou “uma vez mais para o devido cumprimento das regras básicas de higiene e segurança”, nas quais, diz, os estabelecimentos “têm sido exemplares”.

A associação pede que o sector continue a ser abrangidos pelos “apoios específicos para compensar as perdas até agora registadas” e apela ao Governo para que considere as dez propostas de resposta à crise que apresentou em Julho, entre as quais está uma redução temporária do IVA para 6% (também defendida pelo líder do PSD, Rui Rio, para um período de dois anos) e um novo plano de moratórias fiscais e contributivas.

Sugerir correcção
Comentar