Mistérios do dragão-marinho desvendados pela genética

Porque é que os dragões-marinhos são desdentados? E porque têm apêndices em forma de folhas? E o que determina o seu sexo? Três mistérios agora esmiuçados pela genética.

Foto
Os dragões-marinhos machos guardam os ovos das suas crias na cauda Matt Testoni

Ao deslizar graciosamente pelas águas, o dragão-marinho-comum encanta qualquer um com o seu corpo elegantemente revestido com pequenos e coloridos apêndices em forma de folhas. Mas a beleza destes animais está coberta de mistérios. A genética propôs-se a desvendá-los e, ao sequenciar o seu genoma, encontrou a base genética para algumas das características: porque é que têm apêndices em forma de folhas? Qual a razão para a sua falta de dentes? Ou o que determina o seu sexo? As respostas são dadas num artigo publicado agora na revista científica Science Advances.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários