Uma mota de madeira a energia solar: eis o projecto de um adolescente no Gana

A mais recente criação de Samuel Aboagye desliza pelas ruas “quase sem fazer barulho”. Mas já virou muitas cabeças.

Foto
DR

Samuel Aboagye cortou com uma faca os pedaços de madeira que usou para construir uma motocicleta movida a energia eléctrica a partir de luz solar. O adolescente do Gana mostrou num vídeo o veículo que construiu sozinho, e que inclui uma coluna de música, buzina, travões e luzes. 

No vídeo publicado nas redes sociais, e partilhado depois no site ganense Yen, Samuel, de 17 anos, ri-se enquanto dois homens que o viram passar na rua descrevem com admiração cada componente da “motocicleta com painéis solares” e “que anda sem fazer barulho”. 

“Na minha casa há muita madeira”, conta o jovem num outro vídeo, publicado dias depois e legendado em inglês pelo activista Efo Selasi. O motor era da máquina de costura da mãe, explica. Comprou uma bateria com o dinheiro que alguém lhe deu, depois de o ver a andar na scooter de madeira “e achar que era fixe”.

Foto

“Às vezes não sei o que estou a fazer, mas assim que percebo tenho de terminar. Mesmo que isso signifique usar dinheiro destinado à alimentação para comprar materiais para o projecto”, confessa, acrescentando que usou painéis solares para reduzir as emissões de dióxido de carbono. Este não é o primeiro projecto de Samuel, que já construiu um drone e uma máquina para lavar máscaras e lenços. O estudante na cidade portuária de Tema, na região da Grande Acra, também fez sucesso com uma coluna com bluetooth que construiu a partir de um bidão amarelo.

Foto

Imagina-se a criar uma empresa que produza carros, drones, colunas e aspiradores. Quer dar aos funcionários “um sítio para viver”, além de um trabalho e de um salário. “Vejo um futuro brilhante, porque estarei a fazer o que gosto mesmo”, conclui. 

Sugerir correcção
Comentar