Morreu Mariana Silva, a “Rainha do Fado Menor”

Tinha 87 anos e despedira-se do fado em 1999, na casa A Parreirinha de Alfama.

Foto
DR

A fadista Mariana Silva, que em 1952 foi eleita “Rainha do Fado Menor”, morreu na quarta-feira, em Lisboa, aos 87 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

Natural de Lisboa, Mariana Silva, então conhecida como “a miúda do Alto Pina”, estreou-se como fadista aos dez anos actuando na União Artística e no Salão Monumental, na capital. A sua carreira artística iniciara-se no entanto aos cinco anos, como trapezista e contorcionista no Circo Transmontano, onde se manteve até aos 12.

Aos 14 anos, apesar de menor, foi autorizada a cantar pela Inspecção Geral dos Espectáculos, como deu conta o jornal Ecos de Portugal, na sua primeira página de 1 de Maio de 1948, dando conta da popularidade da intérprete. Em 1948, foi apresentada como “possuidora da mais linda voz fadista”, segundo um cartaz da sua actuação na Ericeira.

Em 1952, foi eleita no Teatro Apolo, em Lisboa, a “Rainha do Fado Menor”. Entre os seus êxitos contam-se Erva da rua, Minha sina, Santa mãe, Amar não é pecado ou A sina das Marianas.

A fadista, que em 1999 encerrou a sua carreira na casa de fados A Parreirinha de Alfama, em Lisboa, fez ainda parte dos elencos do Retiro dos Marialvas, do Solar do Marceneiro, da Adega Patrício, da Adega Mesquita, da Adega Machado, do Lisboa à Noite, do Forcado, do Tipóia, do Timpanas, do Viela e do Solar de Márcia Condessa.

Em 1960, o poeta Carlos Conde (1901-1981) dedicou-lhe, na revista Plateia, os seguintes versos: “Voz que ao Fado sabe dar/ O que o Fado deve ter:/ - O Estilo de bem cantar/ E a arte de bem dizer!// Ternura, fé, vibração,/ Tudo nela se condensa;/ Impõe-se pela expressão/ E marca pela presença!// Porque a cantar honra o Fado/, Só por isso a Mariana/ Tem hoje lugar marcado/ No Galarim da Semana!”.

A fadista gravou com Manuel Fernandes (1921-1994), Filipe Duarte e Maria Amélia Proença.

O velório de Mariana Silva realiza-se esta quinta-feira a partir das 16h na igreja de Almada, de onde sai o funeral na sexta-feira, às 14h, depois de celebrada missa de corpo presente. O corpo da fadista segue para o crematório do Feijó, no mesmo concelho.

Sugerir correcção
Comentar