Decifrado diálogo neuroimunitário que leva à queima de gordura visceral

Descoberta de equipa de cientistas liderada pelo Centro Champalimaud pode contribuir para novas abordagens à obesidade e às doenças que lhes estão associadas.

Foto
O tipo mais prejudicial de obesidade é causado pela acumulação excessiva de gordura visceral Adriano Miranda

Há constantes diálogos a acontecer no nosso corpo. Desta vez, uma equipa de cientistas liderada pelo Centro Champalimaud (em Lisboa) decifrou um diálogo neuroimunitário que leva à queima de gordura visceral. O relato dessa conversa vem na edição desta semana da revista Nature: a mensagem inicial parte do cérebro, passa pela medula espinhal, segue para o gânglio aórtico-renal, e vai parar à gordura visceral. Aí, a mensagem é traduzida pelas designadas “células mesenquimais” às ILC2 (células imunitárias), que ordenam a queima de gordura visceral. A descoberta deste diálogo entre os sistemas nervoso e imunitário pode contribuir para novas abordagens à obesidade e às doenças que lhe estão associadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários