Malala Yousufzai: "As mulheres e raparigas afegãs estão preocupadas"

As regras do regime instituído no Afeganistão pelos taliban ainda não são claras e a activista paquistanesa Malala Yousufzai deixa um pedido à comunidade internacional: "Temos de garantir que os afegãos estão seguros".

i-video

A activista paquistanesa Malala Yousufzai, a mais nova vencedora do Prémio Nobel da Paz, tem falado com activistas afegãos e partilha as preocupações deles acerca do futuro do Afeganistão, em especial sobre o futuro das mulheres. Muitas delas lembram-se do que aconteceu entre 1996 e 2001 e estão preocupadas com a sua segurança, com os seus direitos e com a sua protecção.

Numa entrevista à televisão estatal, um membro da comissão cultural dos taliban afirmou que o grupo não pretende limitar os direitos das mulheres. “O Emirado Islâmico não quer que as mulheres sejam vítimas”, afirmou Enamullah Samangani, em conversa com uma uma jornalista mulher.

O representante explicou que o novo regime irá aplicar a lei islâmica e respeitar os valores tradicionais afegãos. A grande dúvida é saber que regras serão essas.