Cascais: candidatos liberais subscrevem declaração compromisso sobre transparência

Texto prevê 12 medidas para “acabar com a opacidade” na câmara.

Foto
A candidatura da Iniciativa Liberal quer acabar com a "opacidade" em Cascais Nicolau Botequilha

Os candidatos autárquicos da Iniciativa Liberal a Cascais assinaram a declaração “Autarca pelo bom governo” em que se comprometem com um conjunto de 12 medidas na área da transparência na gestão autárquica.

A declaração, que é uma iniciativa da associação Transparência Internacional, estabelece medidas como a de publicar no Portal Base todas as adjudicações de bens e serviços da autarquia (incluindo cadernos de encargos, actas de júri de selecção) a criação de um canal de denúncias supervisionado por um responsável de compliance bem como a divulgação de todos os apoios públicos concedidos a entidades de direito privado sem fins lucrativos.

Ao subscrever este compromisso, queremos reforçar a importância da transparência na gestão autárquica para a Iniciativa Liberal Cascais, e queremos fazê-lo de acordo com os mais elevados padrões de exigência de uma instituição de referência mundial como é a Transparência Internacional. É tempo de acabarmos com a opacidade na Câmara de Cascais”, afirmou o candidato ao município, Miguel Barros, citado por um comunicado do partido.

A mesma nota refere ainda que a Iniciativa Liberal Cascais já tinha apresentado um “extenso programa na área da transparência, incluindo medidas nas áreas do acesso a dados da autarquia, contratação pública, subvenções e nomeações”.

A candidatura tem a intenção de inscrever os 12 compromissos na primeira moção a apresentar na assembleia municipal de Cascais após as eleições autárquicas marcadas para 26 de Setembro. 

Entre outras medidas previstas está a de reforçar a dotação orçamental para o desenvolvimento de mecanismos de participação cívica e envolvimento dos cidadãos no processo de tomada de decisão e a inclusão na prestação de contas anual da autarquia de um capítulo específico relacionado com as questões de governança autárquica que permita dar visibilidade do cumprimento dos compromissos assumidos.

Sugerir correcção
Comentar