Azores 2027 procura nove artistas para residências artísticas nas ilhas

Vão ser escolhidos nove artistas para estar em residência, durante 10 dias, numa ilha açoriana. Será atribuído um cachê no valor de 1500 euros a cada um. Candidaturas até 31 de Agosto.

Foto
Paulo Pimentaa

O Azores 2027 – que representa a candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura – criou um programa de residências artísticas que decorre em todas as ilhas dos Açores. Vão ser seleccionados nove projectos de artistas individuais que, depois, vão ter direito a dez dias de residência artística numa ilha açoriana. Cada artista vai receber um cachê de 1500 euros e ainda vai ter uma bolsa de produção até 1000 euros, para além do apoio logístico que inclui alojamento, alimentação e transporte.

A convocatória “9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas” destina-se a artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, bem como a artistas da Letónia – já que em 2027 este país acolhe, em conjunto com Portugal, o evento Capital Europeia da Cultura.

Podem candidatar-se ao programa profissionais que queiram desenvolver projectos de artes literárias, visuais e performativas. Segundo a nota de imprensa enviada ao P3, também é permitido o “cruzamento de áreas artísticas, como: literatura, teatro, dança, performance, novo circo, artes de rua, fotografia, escultura, instalação, pintura, arquitectura, vídeo e cinema”. Ao candidatarem-se, os artistas devem indicar a ilha e o espaço de trabalho em que estão interessados 

As candidaturas estão abertas até 31 de Agosto e os resultados são conhecidos a 15 de Setembro. O regulamento do programa, que decorre entre 30 de Setembro e 4 de Dezembro, pode ser consultado aqui. Em comunicado, a organização explica que o objectivo é “incentivar a participação directa, através de conversas, oficinas, visitas escolares ou de outros formatos propostos pelos artistas em residência”.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar