Fotografia

“O salitre entranha-se, corrói, nega-se a sair” – como o surf que corre nestas páginas

Salitre é uma colecção das melhores fotografias de ondas e surf em Portugal, mas não só. É um livro para passar de geração em geração, que guarda o surf como símbolo de liberdade num ano controlado pela pandemia.

Ericeira, 5 de Janeiro de 2021. Pedro Mestre
Fotogaleria
Ericeira, 5 de Janeiro de 2021. Pedro Mestre

Esta não é uma revista de surf. Procuram-se os surfistas com salitre preso às pestanas e sobrancelhas, os surfistas anónimos que adoram estar na praia e esperar as melhores ondas. Este é um anuário, uma peça de design e fotografia, para os que estão apaixonados pelo mar e pela “liberdade”, sinónimo do estilo de vida de um surfista.

“Não há [nenhuma publicação] que venda o sonho. Nós queremos publicar o estilo de vida, a liberdade que é viver o surf”, explica André Carvalho, do colectivo Salitre, que partilha o nome com este anuário. Depois de fotografar as maiores competições de surf, num ambiente que também para os fotógrafos é competitivo, André procurou praias mais calmas, e hoje sair de casa com a câmara na mão é “terapêutico”.

É numa praia vazia que, por vezes, se tiram as melhores fotografias de surf. Assim estiveram no último ano, em que as limitações de circulação impostas pela pandemia impediram, para muitos, a chegada ao mar. No Verão de 2020, André Carvalho acumulava fotografias nos arquivos do computador, não tinha como as publicar e não queria deixá-las “morrer” online. Por isso, quis criar o seu próprio livro.

Procurou, de Norte a Sul, fotógrafos que admirava, alguns deles amigos de várias décadas, e pediu-lhes que acreditassem que uma publicação em papel não significava uma sentença de morte. João Bracourt, conhecido como Brek, fotografou as praias algarvias e Pedro Mestre as da Ericeira. Hélio António foi desafiado a fotografar as ondas da Nazaré, que bem conhece, e Tó Mané garantiu que as ondas do Norte do país não ficavam atrás. André Carvalho dividiu-se entre Lisboa e a costa alentejana.

Para André, publicar um livro com o colectivo de que faz parte é um exercício criativo e, sobretudo, de liberdade. “Recuso-me a aceitar que as edições impressas vão acabar. Tenho livros dos meus avós. Se foram bem cuidados, passam de geração em geração. Online isso não vai acontecer”, diz o autor do livro Navegar é preciso. Ainda assim, reconhece que, hoje, criar um projecto em papel é o culminar da persistência e da dificuldade a que estão habituados surfistas e fotógrafos de surf.

“O salitre entranha-se, corrói, nega-se a sair, e é isso que queremos enquanto colectivo. Estamos aqui para fazer um bom trabalho e não vamos desistir de o fazer.” O Salitre começa a ser distribuído em Setembro e revelará as melhores fotografias nas praias de Portugal, tiradas entre Janeiro de 2020 e Abril de 2021.

Estoril, 17 de Dezembro de 2021.
Estoril, 17 de Dezembro de 2021. André Carvalho
Praia de Santo Amaro de Oeiras, 22 de Novembro de 2020.
Praia de Santo Amaro de Oeiras, 22 de Novembro de 2020. André Carvalho
Costa algarvia, 5 de Julho de 2020.
Costa algarvia, 5 de Julho de 2020. Brek
Figueira da Foz, 28 de Maio de 2021.
Figueira da Foz, 28 de Maio de 2021. Brek
Nazaré, 1 de Dezembro de 2020.
Nazaré, 1 de Dezembro de 2020. Hélio António
Nazaré, 13 de Novembro de 2020.
Nazaré, 13 de Novembro de 2020. Hélio António
Espinho, 24 de Fevereiro de 2020.
Espinho, 24 de Fevereiro de 2020. Tó Mané
Nazaré, 29 de Outubro de 2020.
Nazaré, 29 de Outubro de 2020. Tó Mané
Praia de São Julião, 14 de Abril de 2020.
Praia de São Julião, 14 de Abril de 2020. Pedro Mestre