Cinco mortos no caos de um aeroporto invadido pelo desespero afegão

Milhares de pessoas superaram a segurança do aeroporto de Cabul à procura de uma rota de fuga do emirado dos taliban, mas os voos comerciais estão suspensos e só descolam aviões militares.

eua,mundo,taliban,afeganistao,medio-oriente,
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
eua,mundo,taliban,afeganistao,medio-oriente,
Fotogaleria
EPA/STRINGER
eua,mundo,taliban,afeganistao,medio-oriente,
Fotogaleria
EPA/STRINGER

De que tamanho pode ser o desespero de alguém capaz de se condenar à morte ao agarrar as rodas de um avião prestes a descolar? Isso aconteceu no aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul, único lugar da capital afegã (e do país) que os taliban não dominam. Se o Presidente dos Estados Unidos não queria novas imagens de aflição como as da retirada norte-americana de Saigão, as de afegãos invadindo a pista do aeroporto e tentando subir a um avião qualquer, numa altura em que os voos comerciais foram suspensos, parece pior ou, pelo menos, igualmente terrível.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários