Por que não devemos lavar as frutas e vegetais com detergente?

Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.

Foto
Lavar apenas com água remove 90 a 99% dos agentes patogénicos, garante especialista Unsplash/Davide Ragusa

Vamos pôr tudo em pratos limpos. Lavar frutas e vegetais com detergente pode não só ser prejudicial para os mesmos, como também para nós. Inevitavelmente surge a questão: por que posso lavar os pratos e as mãos com sabão, mas não posso lavar os alimentos? “É uma analogia complicada”, responde Jason Bolton, professor de Segurança Alimentar da Universidade do Maine, EUA. A grande diferença é que as nossas mãos e os pratos não são superfícies permeáveis que iremos comer. As frutas e os vegetais são, ainda que essa permeabilidade seja variável.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários