Taliban conquistam Jalalabad. Cabul é a única grande cidade afegã nas mãos do Governo

Para além de Cabul, um punhado de cidades mais pequenas ainda estão sob controlo governamental, mas, dispersas e isoladas da capital, já não possuem muito valor estratégico. Em apenas dez dias, os taliban tomaram o controlo da maior parte do país e chegaram às portas de Cabul.

Foto
Soldado do Exército Nacional Afegão vigia de um posto de controlo em Mahipar, na rodovia Jalalabad-Cabul, no Afeganistão Reuters/MOHAMMAD ISMAIL

Os taliban tomaram esta manhã a cidade afegã oriental de Jalalabad, deixando apenas Cabul, a capital, como a única grande cidade ainda controlada pelo Governo.

“Acordámos esta manhã com as bandeiras brancas dos taliban por toda a cidade. Eles estão na cidade. Eles entraram sem lutar”, disse Ahmad Wali, residente em Jalalabad, à agência de notícias France-Presse (AFP).

O movimento extremista islâmico também reivindicou a conquista da cidade. “Há momentos, os mujahidines entraram em Jalalabad, a capital da província de Nangarhar. Todas as áreas estão agora sob o seu controlo”, disse Zabihullah Mujahid, um dos seus porta-vozes.

Para além de Cabul, um punhado de cidades mais pequenas ainda estão sob controlo governamental, mas, dispersas e isoladas da capital, já não possuem muito valor estratégico.

Em apenas dez dias, os taliban tomaram o controlo da maior parte do país e chegaram às portas de Cabul.

No sábado à noite, os taliban tinham tomado Mazar-i-Sharif, a quarta maior cidade afegã e o principal centro urbano do norte do país.

Os taliban lançaram a ofensiva em Maio com o início da retirada final das tropas norte-americanas e estrangeiras, que deve estar concluída até 31 de Agosto.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários