Taliban já se sentam no Palácio Presidencial de Cabul

Combatentes tinham prometido que não iam tomar a cidade à força, mas justificaram fazê-lo com a saída da polícia e dos soldados dos seus postos na capital. O Presidente Ghani já saiu do país.

mundo,taliban,terrorismo,asia,afeganistao,medio-oriente,
Fotogaleria
Combatentes taliban no Palácio Presidencial em Cabul Al Jazeera
mundo,taliban,terrorismo,asia,afeganistao,medio-oriente,
Fotogaleria
Soldados afegãos guardam um check-point à entrada de Cabul EPA/STRINGER

Depois de pouco mais de uma semana de rápidos ganhos territoriais em todo o país, e sem enfrentar uma resistência considerável, os taliban entraram este domingo na capital do Afeganistão, Cabul. Os “estudantes de teologia” começaram por dizer que não tomariam a capital pela força, esperando antes negociar uma transição de poder “nos próximos dias”. Depois de relatos de que as forças do governo estavam a abandonar os seus postos, os taliban anunciaram que entraram em alguns locais da capital para “evitar pilhagens”. E se inicialmente houve relatos de uma potencial administração de transição, os taliban disseram esperar a passagem total do poder, sem uma autoridade de transição.  Ao final da noite, a Al-Jazira mostrava imagens dos combatentes no Palácio Presidencial, subindo escadas e entrando em diferentes salas e gabinetes. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 123 comentários