As zonas cinzentas da mineração verde

As minas querem ser verdes: sem emissões de CO2 nem contaminações. Mas o green mining está longe de ser uma realidade. Em Trás-os-Montes, temem-se derrocadas de escombreiras, escassez de água e poluição atmosférica. Os especialistas dizem que a tecnologia garante a minimização de danos, mas não a sustentabilidade total. A reciclagem de baterias e os certificados ecológicos são esperados com ansiedade para assegurar uma transição energética sem zonas cinzentas.

Foto
Escombreira do complexo mineiro da Panasqueira, no concelho da Covilhã João Henriques

O rio Covas, escondido no vale aos pés da aldeia, é o epicentro da vida comunitária do Barroso no Verão. Para as centenas de famílias emigradas em França, na Suíça ou no Luxemburgo, um mergulho nas suas águas límpidas serve para retemperar forças após um ano de trabalho árduo, um instante catártico. Os que ficaram, como Nélson Gomes, encaram o fluxo daquele caudal como uma extensão do sangue que lhes corre nas veias. Aquele não é somente o local de reencontro com os parentes; é aquela água que irriga os campos e os lameiros, que mata a sede das vacas e que aloja as trutas que o tio lhe ensinou a pescar. Uma fonte de vida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários