Houve unanimidade no PS para a realização do congresso a 28 e 29 deste mês?

A Comissão Organizadora do PS afirmou que houve unanimidade para a realização do congresso socialista de forma presencial nos dias 28 e 29 deste mês em Portimão. Oposição à direcção de Costa desmentiu.

Foto
LUSA/ANTÓNIO COTRIM

A frase

“O XXIII Congresso Nacional do Partido Socialista vai realizar-se de forma presencial, a 28 e 29 de Agosto, na Portimão Arena, no Algarve. A decisão, aprovada por unanimidade, foi anunciada esta terça-feira pela COC – Comissão Organizadora do Congresso”. Comunicado da COC, de 11-8-2021

O contexto

Depois de adiada por duas vezes, a realização do XXIII congresso do PS, nos dias 28 e 29 deste mês, foi aprovada pela comissão política do PS a 3 de Julho. Votaram a favor 163 membros da comissão, 22 contra e quatro abstiveram-se. Também nesta semana, o presidente do PS, Carlos César, confirmou as datas do congresso, anunciando que a reunião magna dos socialistas seria realizada de forma presencial e que teria lugar na Portimão Arena. Na terça-feira a COC anunciou ter aprovado por unanimidade as datas, o local e a realização de forma presencial. Daniel Adrião, candidato derrotado nas eleições para o secretário-geral do PS, realizadas em Junho deste ano, desmentiu de imediato que tivesse havido unanimidade na aprovação das datas do congresso, assegurando que o representante da sua candidatura na COC se opôs a que congresso tivesse lugar nas datas anunciadas.

Os factos

Daniel Adrião e os seus representantes comissão política votaram contra a realização do congresso nas datas anunciadas e Adrião voltou a garantir nesta sexta-feira ao PÚBLICO que o seu mandatário na COC, Agostinho Gonçalves, não se opôs a que o congresso tivesse a presença física de militantes, nem ao local, mas que se “manifestou de forma clara” contra a sua realização nos dias 28 e 29 deste mês, por entender, tal como Adrião, que a actual situação pandémica não aconselha a realização do encontro. Daniel Adrião revelou mesmo que Agostinho Gonçalves pediu para deixar de ser o representante da candidatura na COC, “devido aos atritos verificados na reunião” da comissão organizadora, decorrentes da sua oposição à realização do encontra naquelas datas. Adrião afirmou ainda ao PÚBLICO que Gonçalves já foi substituído na COC por Augusto Urgais. O PS não comentou até ao momento o desmentido de Adrião. Nesta sexta-feira o PÚBLICO tentou sem êxito contactar o presidente da COC, Luís Graça.

O resumo

Assim, tudo indica que não houve de facto unanimidade na COC quanto às datas para a realização do congresso, ao contrário do que anunciou em comunicado a comissão organizadora.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários