Covid-19. Anticorpos em imunodeprimidos crescem mais 43% após terceira dose da Pfizer

Amostra desenvolveu mais anticorpos após terceira dose do que na segunda.

Foto
Dados da vacina da Pfizer dão conta de um aumento de anticorpos após terceira dose Reuters/DADO RUVIC

As pessoas imunodeprimidas menores de 65 anos que receberam a terceira dose da vacina Pfizer em Israel desenvolveram 43% mais anticorpos que depois da segunda injecção, revela um estudo do Centro Médico Sourasky de Telavive.

O estudo, divulgado hoje em media israelitas, envolveu 240 pacientes imunodeprimidos que receberam a terceira dose da vacina contra a covid-19 desde que o governo aprovou a medida no mês passado.

Segundo os investigadores, apenas 25% dos pacientes transplantados tiveram uma resposta de anticorpos à vacina após a primeira e a segunda doses, mas depois da terceira a resposta rondou os 50%, refere a agência noticiosa espanhola EFE.

Na semana passada, o Centro Médico Rabin-Beilinson Campus em Petah Tikva publicou um relatório semelhante, indicando que com a terceira vacina duplicava o número de transplantados que desenvolviam anticorpos contra o coronavírus.

O governo israelita aprovou na sexta-feira a vacinação dos maiores de 50 anos, operação que começa no domingo e que já conta com mais de 50.000 pessoas inscritas.

Depois de ter começado a dar a terceira dose da vacina aos imunodeprimidos em meados de Julho, Israel aprovou a administração de uma terceira dose a maiores de 60 anos no final do mesmo mês, injecção que já foi recebida por mais de 775.000 pessoas.

Israel é um dos países pioneiros na administração de uma terceira dose da vacina contra a covid-19, depois de uma rápida campanha de vacinação no início do ano que, meses depois, conseguiu reduzir quase a zero as infecções e permitiu a suspensão de praticamente todas as restrições

Existem, no entanto, 1,1 milhões de israelitas que recusam ser vacinados, o que aliado ao aparecimento da contagiosa variante Delta do vírus terá provocado a quarta vaga de infecções no país, que continuam a aumentar, com os novos casos diários a rondarem os 6.000 na última semana.

A covid-19 provocou pelo menos 4.333.013 mortes em todo o mundo, entre mais de 205,3 milhões de infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 na China, e actualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Sugerir correcção
Comentar