Aeroporto de Heathrow com melhor mês desde o início da pandemia

Maior aeroporto a nível europeu recebeu um pouco mais de 1,5 milhões de passageiros em Julho, valor que não deixa de ser muito inferior ao registado no mesmo mês de 2019.

Foto
Número de passageiros ainda está cerca de 80% abaixo dos níveis que se verificaram em Julho de 2019 Reuters/HENRY NICHOLLS

O aeroporto de Heathrow, o maior a nível europeu, recebeu um pouco mais de 1,5 milhões de passageiros em Julho, tornando este mês o melhor em termos de tráfego desde que foi declarada a pandemia de covid-19, em Março de 2020. “O relaxamento das regras deu um impulso que era muito necessário ao sector das viagens do Reino Unido”, afirmou esta quarta-feira o aeroporto num comunicado.

A empresa aeroportuária destaca o forte crescimento dos passageiros norte-americanos, mercado fundamental para os britânicos e para o resto da Europa, mas recorda que ainda falta reciprocidade nas viagens do lado dos EUA – o que tem afectado negativamente companhias aérea de longo curso como a British Airways ou a TAP.

Apesar do tom optimista do comunicado, a empresa não deixa de realçar que o número de passageiros ainda está cerca de 80% abaixo dos níveis que se verificaram em Julho de 2019. E sublinha que o custo dos testes à covid-19 é uma barreira que deve ser removida.

Diferentes ritmos de retoma

Também esta quarta-feira, o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês) deu nota de uma duplicação dos passageiros em Julho face a idêntico período do ano passado, com uma evolução de 57,4 milhões para 127,4 milhões. Mesmo assim, estes dados preliminares representam uma descida de 51% face a Julho de 2019.

O primeiro semestre deste ano foi pior do que o de 2020, uma vez que a pandemia foi declarada a meio de Março do ano passado, e com diferentes prestações conforme o país europeu (e a dimensão do seu mercado interno).

Assim, as piores prestações foram registadas na Irlanda e no Reino Unido, com -93,5% e -92,9%, respectivamente, devido às restrições impostas pelos governos, passando depois para -78,8% no caso de Espanha, até chegar aos -27,2% no caso da Rússia. Olivier Jankovec, director geral deste organismo a nível europeu, destaca que este ano já houve uma perda superior a mil milhões de passageiros nesta região e que, apesar dos sinais de retoma, “2021 não será certamente o ano da recuperação”.

Mais tráfego em Portugal

O Conselho Internacional de Aeroportos não divulgou informação sobre Portugal mas, de acordo com os dados mais recentes da ANAC, o regulador da aviação civil, no primeiro semestre foram transportados 4,7 milhões de passageiros (dados provisórios), o que compara com os nove milhões registados em idêntico período do ano passado.

Olhando apenas para Junho, e para os dois principais aeroportos, Lisboa recebeu 857,5 mil passageiros, o que representa mais 454% face a Junho de 2020 mas menos 52% face ao mesmo mês de 2019. Já o Porto recebeu 443,4 mil passageiros, mais 488% face a Junho de 2020 e menos 47% quando comparado com o mesmo mês de 2019.

No mês em análise, a TAP transportou 424,8 mil passageiros (+1597% face a Junho de 2020 e -73% face a Junho de 2019), seguindo-se a Ryanair com 392,8 mil passageiros (+1107% e -60%, respectivamente). Entre outros factores, a transportadora aérea portuguesa está a ressentir-se da falta de reciprocidade dos EUA mas também da falta da normalização dos voos de e para o Brasil.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários