Portugal continental com risco muito elevado de radiação UV

Risco muito elevado verifica-se em todo o território nacional, com excepção do grupo central dos Açores, onde o risco está um nível abaixo (elevado).

Foto
Miguel Manso

Todo o país apresenta esta segunda-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), com excepção do grupo central dos Açores, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo. O risco de exposição à radiação UV é considerado baixo quando entre 1 e 2, moderado de 3 a 5 (moderado), elevado a 6 e 7, muito elevado de 8 a 10 e extremo quando superior a 11.

No grupo central dos Açores, o risco é elevado, sendo que em todo o restante território o índice está num nível de risco muito elevado, com valores de 8 e 9.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar.

Em Portugal continental é esperado esta segunda-feira céu pouco nublado ou limpo, vento mais intenso na faixa costeira ocidental e nas terras altas e uma pequena subida de temperatura no interior Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão variar entre os 23 graus Celsius (Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Sagres) e os 33º (Évora) e as mínimas entre os 11º (Coimbra e Leiria) e os 18º (Faro).

Sugerir correcção
Comentar