A vida não é uma comunhão solene

A minha infância teve poucos dias felizes, não tenho dúvidas. Não sabíamos sequer que podíamos ter mais momentos de prazer.

Foto
"Na cama branca de ferro sonhei com muitas coisas" Mag Rodrigues

Tarcísio era uma criança. Disso lembro-me bem. Um miúdo que se ofereceu para morrer quando Roma se divertia a ver a arena ensanguentada com cristãos mortos. A crueldade esteve sempre connosco. Aquilo de que somos capazes não se pode definir. A crueldade ou é contrariada ou facilmente nos ganha.

Tarcísio era o protagonista do discurso que me escreveram para ler no púlpito da igreja quando fiz a Comunhão Solene. Era um símbolo de estoicismo e coragem. Talvez nenhum miúdo em dia de festa tenha prestado atenção ao discurso, mas falava da sua valentia e das catacumbas para onde foi recolhido já morto.

Eu tinha 9 anos quando fui incumbida de ler as memórias de Tarcísio, mas fiquei doente. Uma hepatite varria o ciclo preparatório e eu fui apanhada na correnteza.

Lembro-me de ter saído à noite para festejar o São João com os meus pais. Talvez a última noite em que saímos os três e me pareceu ser um tempo feliz com o meu pai sempre exuberante a meter-se com as miúdas e a minha mãe contida (como sempre foi) a desculpá-lo. A nossa noite a três. De manhã acordei e já não consegui ir à casa de banho. E quando fui, muito mais tarde, parecia sangue o que ali estava. Era o fígado em contrição.

A hepatite apanhou-me fraca e manteve-me ali cativa na minha pequena cama branca de ferro, um mês. Quando por fim me levantei o meu peso não tinha existência quase. Nesse mês vi-me privada de muitos sabores e descobri o prazer de comer coisas que antes não tinham importância nenhuma: eu esperava com expectativa o momento de poder comer um pedaço de pão com marmelada ou goiabada. Ganhava o dia com isso. E com a salada fresca temperada com limão.

Na cama branca de ferro sonhei com muitas coisas. Às vezes sonhava que havia de poder comer uma caixa inteira de Mil-folhas que em Lisboa se chamam Napoleões. Sonhava comê-los por etapas: primeiro a parte de cima polvilhada de açúcar em pó, depois as camadas que se seguiam ligadas por um creme amarelo pálido como eu. Por fim a última folha que selava as mil que eu tanto queria.

Na cama branca de ferro com uma saúde nada férrea sonhei com tudo e com Tarcísio: tinha-me comprometido a decorar o discurso que falava sobre a coragem dele, mas faltavam-me as forças todas. E a memória empurrava-me o texto para depois. Longo esse discurso sobre o miúdo que a fúria romana trucidara sem compaixão.

Quando por fim me levantei, já recomposta, voltei para os últimos dias de escola e fui também tocar à campainha do padre para lhe dizer (agora penso que a voz já era esta, séria para a idade) que aquele discurso era demasiado longo para uma criança como eu. E ele concordou em reduzi-lo.

Quando 40 anos depois olho para uma fotografia que guarda esse dia, vejo-me com um penteado de Princesa Leia e mãos abertas num púlpito que expunha a minha magreza e a tentativa de descrever o feito estóico do pequeno Tarcísio.

Lembro-me de como o dia foi infeliz: os sapatos que eu tinha escolhido (brancos com umas linhas finas pretas) ensanguentavam-me os pés e o calor daquele dia fazia tudo parecer um pesadelo maior do que o mês inteiro de cama.

O meu pai tinha-me preparado uma festa com os bolos e os refrigerantes que eu nunca tinha somado na infância toda, e no terraço havia bancos de correr que acolhiam os convidados.

Houve um alvoroço porque o meu avô João Maria perdeu-se até chegar ali, já com a memória a fintá-lo.

Tantas coisas pode contar uma fotografia. Uma fotografia a sério de papel levemente tocada pelo tempo, e onde se condensa não um dia, mas décadas, uma forma de vida.

A minha infância teve poucos dias felizes, não tenho dúvidas. Não sabíamos sequer que podíamos ter mais momentos de prazer. Não sabíamos sequer que se podia construir o prazer sem condenações, sem castigos. Não sabíamos que a vida afinal não era só feita de sacrifícios para chegar a algum lado. Também foi. Também chegámos a algum lado, mas não teimem em ver no prazer uma fuga aos vossos deveres e obrigações. A vida tem demasiado valor para não ser admirada, celebrada, partilhada com os outros.

A vida não é uma comunhão solene. É uma comunhão alegre até nos momentos tristes.

Não a viverei de outra forma.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários