TAP: Direcção do sindicato dos pilotos apresenta renúncia em bloco

Renúncia do sindicato liderado até aqui por Alfredo Mendonça tem efeitos imediatos. Despedimento colectivo na TAP abrange 35 pilotos.

Foto
Alfredo Mendonça, presidente do SPAC LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

A direcção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) apresentou hoje a renúncia colectiva ao cargo por discordar de um eventual recurso à greve que seria deliberado numa assembleia de empresa prevista para terça-feira e entretanto cancelada.

A renúncia em bloco aos cargos de direcção “com efeitos imediatos” consta de uma carta a que a Lusa teve acesso, que foi enviada pela direcção do SPAC, liderada por Alfredo Mendonça, ao presidente da mesa da assembleia geral do sindicato, António Costa Ramalho, e que já chegou aos associados.

“Os pilotos que compõem a direcção do SPAC apresentam a V. Exa a renúncia colectiva, com efeitos imediatos, aos cargos que exercem”, pode ler-se na carta.

“A razão principal que escora esta decisão colectiva prende-se com a nossa discordância face ao possível recurso, neste contexto, à greve, em resultado de deliberações da assembleia de empresa de amanhã [terça-feira], decorrente da sua ordem de trabalhos”, continua a direcção do SPAC. “Esta direcção não considera ser viável, neste momento, a boa execução de uma tal deliberação”, conclui. Na sequência da carta da direcção, a assembleia de empresa foi entretanto cancelada.

A assembleia de empresa tinha sido convocada pelo presidente da mesa da assembleia geral do sindicato a pedido de alguns associados, “em reacção ao injustificado e ilegal despedimento colectivo decidido pela TAP”, pode ler-se na carta da direcção.

A carta é assinada por Alfredo Mendonça, Pedro Azevedo, Bruno Torcato, Nuno Estevens e Rui Martins. O processo de despedimento colectivo de 124 colaboradores iniciado pela TAP abrange 35 pilotos, 28 tripulantes de cabina, 38 trabalhadores da manutenção e engenharia e 23 funcionários da sede, segundo a administração da empresa.

Sugerir correcção
Comentar