Mais de 480 jovens entre 12 e 17 anos vacinados em Machico, na Madeira

No total, foram administradas 510 vacinas contra a covid-19 durante o dia de domingo no concelho de Machico, informou a secretaria regional de Saúde em comunicado.

Foto
Nelson Garrido/Arquivo

O centro de vacinação de Machico, na Madeira, administrou este domingo 486 vacinas contra a covid-19 a jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, anunciou a secretaria regional de Saúde.

No total, foram administradas 510 vacinas durante o dia de domingo no concelho de Machico, informou a secretaria regional de Saúde em comunicado, acrescentando que a afluência dos mais jovens, acompanhados por um adulto, “iniciou-se por volta das 9h e manteve sempre um bom ritmo até às 18h”.

A mesma nota salienta que 41% da população deste escalão etário já iniciou a sua vacinação contra a covid-19 no arquipélago da Madeira.

A secretaria regional de Saúde adiantou que a vacinação dos jovens na Madeira tem sido assegurada na maioria dos centros de vacinação e, até à data, “já ultrapassa as 3600 vacinas administradas a jovens entre os 12 e os 17 anos”.

A vacinação de jovens nesta faixa etária gerou controvérsia. A Direcção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu na semana passada que os adolescentes saudáveis não devem ter acesso à vacinação contra a covid-19 na fase actual. “A possibilidade de acesso de adolescentes saudáveis à vacinação não se coloca nesta fase, dado que ainda estão a ser vacinadas faixas etárias acima dos 18 anos e está a ser dada prioridade a adolescentes e jovens com comorbilidades”, explicou a DGS.

De acordo com a Direcção Regional de Saúde, a Madeira registou, nas últimas 24 horas, 23 novos casos de infecção com o coronavírus SARS-Cov-2 e 28 recuperados da doença covid-19, contabilizando agora 222 situações activas.

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 4.287.427 mortos em todo o mundo, entre mais de 202,2 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detectou a doença na China em finais de Dezembro de 2019, segundo o último balanço da France-Presse com base em dados oficiais.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em Março de 2020, morreram 17.467 pessoas e foram registados 986.967 casos de infecção.

Sugerir correcção
Comentar