Covid-19: Vacina evitou mais de 38 mil mortes na Alemanha, diz estudo

Estudo garante que a vacina teve um “benefício excepcional” e que a campanha de vacinação foi “altamente eficaz”.

Foto
EPA/BIANCA DE MARCHI

Um estudo do Instituto Robert Koch de virologia, divulgado este sábado, estima que a campanha de vacinação contra a covid-19 tenha evitado 38.300 mortes na Alemanha, mais de 706.000 infecções e cerca de 20 mil internamentos em cuidados intensivos.

O estudo deste instituto de referência germânico, que foi feito com base em modelos matemáticos, garante que a vacina teve um “benefício excepcional” e que a campanha de vacinação foi “altamente eficaz”, segundo os media alemães.

“Os dados que apresentamos confirmam o benefício excepcional da vacinação contra covid-19 nos primeiros 6,5 meses da campanha de vacinação na Alemanha em 2021”, realça o documento.

O estudo garante também que a “alta eficácia” da campanha de vacinação mostra de “forma convincente” que a vacina “é a saída para a pandemia” de covid-19.

O instituto insiste, por isso, em que se deve aumentar “o mais depressa possível” a percentagem de pessoas totalmente vacinadas na Alemanha para minimizar os efeitos de uma quarta onda que já começa surgir no país.

Segundo os dados do instituto, foram contabilizados 3206 novos casos nas últimas 24 horas na Alemanha, assim como 24 novos óbitos com ou devido ao vírus.

A Alemanha contabilizou já um total de 3.787.639 infectados e 91.778 mortes.

De acordo com o Ministério da Saúde, 62,2% da população alemã (51,7 milhões de pessoas) recebeu pelo menos uma dose da vacina, enquanto 54,1% (45 milhões) já receberam as duas doses.

Sugerir correcção
Comentar