Israel ataca alvos do Hamas em Gaza em resposta a lançamento de balões incendiários

Exército israelita acusa grupo islamista de pôr civis e habitações em risco. Não há registo de feridos.

Foto
Cartaz crítico dos bombardeamentos israelitas em Gaza, exibido numa manifestação pró-palestina nos EUA SHAWN THEW/EPA

Aviões israelitas bombardearam dois alvos militares do Hamas em Gaza na madrugada deste sábado em resposta ao lançamento, na sexta-feira, de quatro balões incendiários para o seu território, tratando-se do segundo ataque na zona em menos de duas semanas.

“Os caças do Exército israelita atacaram um complexo do grupo Hamas e um ponto de lançamento de rockets”, referiu, em comunicado, um porta-voz militar israelita.

O lança-rockets situava-se muito próximo de uma área civil, o que “mostra, mais uma vez”, que o Hamas “continua a colocar em perigo civis palestinianos”, frisou.

Segundo a imprensa israelita, o ataque não causou feridos e ocorreu depois de o lançamento de balões incendiários ter causado vários incêndios em zonas israelitas e causando prejuízos na agricultura junto à Faixa de Gaza.

Até ao momento, o Hamas não se pronunciou sobre o ataque.

Israel responsabiliza o movimento islamista Hamas, que governa em Gaza, por qualquer acção ou agressão proveniente de Gaza, e ataca, com frequência, em retaliação contra as posições do grupo.

Nos últimos meses, quando foram lançados balões incendiários, o Exército intensificou a resposta, reagindo com bombardeamentos contra alvos do grupo. O último ataque foi há menos de duas semanas.

Israel e as milícias do Hamas e da Jihad Islâmica entraram em confronto em Maio, numa guerra de 11 dias que matou 260 palestinos na Faixa de Gaza e 13 pessoas em Israel.

Desde que o cessar-fogo foi alcançado uma calma tensa prevaleceu na área, apesar de alguns momentos de aumento da tensão.

Um dos elementos que vem acentuando a situação é o atraso na entrada de uma esperada remessa de dinheiro do Qatar, destinada à ajuda humanitária em Gaza que, nos últimos anos, é foco de disputas.

Israel aplica um bloqueio por terra, mar e ar em Gaza desde 2007, quando o Hamas passou a controlar o enclave, e alega que o é necessário para evitar que o Hamas aumente o seu potencial de armamento.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários