Rentrée bloquista debate saúde mental, “novas pandemias” e enriquecimento injustificado

Bloco de Esquerda divide o Fórum Socialismo pelas cidades de Braga e de Almada para evitar grandes ajuntamentos e deslocações. Além dos deputados, incluindo a coordenadora Catarina Martins, marcarão presença oradores como Marisa Matias, Francisco Louçã, José Gusmão, os historiadores Fernando Rosas e Miguel Cardina e o epidemiologista Henrique Barros.

Foto
LUSA/RUI MIGUEL PEDROSA

A saúde mental, a preparação para “novas pandemias” e o combate ao crime de enriquecimento injustificado são alguns dos temas que irão a debate no Fórum Socialismo, a rentrée do Bloco de Esquerda, no final deste mês. O Fórum Socialismo regressa este ano mas repartido por duas cidades para se adaptar à situação pandémica e evitar grandes ajuntamentos e deslocações: em Braga em 28 de Agosto e Almada no dia seguinte.

Uma nota publicada no Esquerda.net (o site informativo do Bloco de Esquerda) adianta que as aberturas do evento estarão a cargo das deputadas Alexandra Vieira (Braga) e Joana Mortágua (Almada), “apresentando as propostas e programas para cidades que se mobilizem pelo direito à habitação, a justiça climática e uma urgente resposta à crise”. Em Braga, os trabalhos contarão com a participação da eurodeputada e ex-candidata presidencial Marisa Matias, sobre a “actual política europeia”.

É no Norte do país que serão também discutidos “os modelos públicos para o tratamento da saúde mental”, com o médico psiquiatra e professor da Universidade do Minho, Pedro Morgado, e será realizada uma sessão dedicada à vida e obra do “combatente antifascista Víctor de Sá”, com o ex-director da Biblioteca Pública de Braga, Henrique Barreto Nunes. O primeiro dia encerra com novo debate intitulado “Como nos preparamos para as novas pandemias”, na qual participarão o deputado Moisés Ferreira e o médico epidemiologista e director do Instituto de Saúde Pública do Porto, Henrique Barros.

Já em Almada, no segundo dia, a deputada Mariana Mortágua e o líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, “falarão, respectivamente, sobre as raízes da crise e as decisões necessárias para o combate ao crime de enriquecimento injustificado”. O tema dos direitos das pessoas com deficiência será abordado pela deputada Diana Santos e “os 50 anos do 25 de Abril animarão a sessão com os historiadores Fernando Rosas e Miguel Cardina”, escrevem.

Também o investigador Rui Borges “trará ao Fórum Socialismo uma parte da história sobre a relação entre a ciência e o marxismo”. O encerramento será feito pela coordenadora nacional, Catarina Martins, “a partir das 17h30”.

Entre os participantes do Fórum Socialismo estão também o ex-coordenador do BE e economista Francisco Louçã, com uma sessão intitulada “É tempo de parar Zuckerberg” e o eurodeputado José Gusmão, que deixa a pergunta “Plano de recuperação, para quê e para quem?”.

Temas como “O que está a acontecer em Cabo Delgado?”, lutas LGBTI+, “As autarquias na resposta à crise” ou ainda “O mundo pós-trumpismo” fazem também parte do programa.

Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o partido liderado por Catarina Martins cancelou o Fórum Socialismo e substitui-o por quatro iniciativas descentralizadas nos distritos de Viseu, Braga, Setúbal e Porto, que funcionaram como a rentrée bloquista. Outro dos formatos que regressa depois de um ano de suspensão devido à pandemia, é o dos comícios de Verão no Algarve, previstos também para o mês de Agosto. “Serão momentos de afirmação da proposta do Bloco de Esquerda para o próximo ciclo político. O Bloco de Esquerda dará prioridade a uma resposta robusta à crise e a um programa de igualdade e justiça climática para as cidades e para o território”, adiantou à Lusa fonte oficial do partido, no final de Julho.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários