Seguros de crédito para mercado doméstico chegam com meses de atraso

Medida de apoio às empresas tinha sido anunciada em Abril e era esperada desde a Primavera de 2020. Estado dará até 500 milhões em garantias.

Foto
Nelson Garrido (arquivo)

O despacho que cria uma linha de seguros de crédito com garantia pública para apoiar o mercado doméstico saiu esta sexta-feira. O Estado dispõe de 500 milhões de euros para dar cobertura a trocas nacionais de curto prazo, cabendo às seguradoras (COSEC, Crédito y Caución, Coface e CESCE) avaliar os pedidos das empresas. A medida foi anunciada em finais de Abril, entra em vigor a 7 de Agosto, três meses e meio depois. Em resposta ao PÚBLICO nesta tarde, o Ministério das Finanças desvalorizou o atraso: “Apesar de o despacho ter sido publicado hoje, este produto, com garantia do Estado, encontra-se a ser comercializado desde Abril pela maioria das seguradoras, com uma adesão muito grande por parte das empresas. Até ao final de Junho, o apoio concedido pelo Estado relativo a este instrumento, é já superior a 41 milhões de euros.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar