Onda de calor? IPMA diz que temperaturas esperadas para Agosto são normais

Meteorologistas não prevêem para já qualquer onda de calor em Portugal durante o mês de Agosto. O Alentejo poderá chegar aos 40 graus no final da próxima semana, mas são valores dentro do esperado para esta altura do ano.

Foto
Miguel Manso

Portugal não vai enfrentar uma onda de calor extremo nos próximos dias, como foi noticiado esta quinta-feira por alguns meios, e a vaga de temperaturas elevadas que assola a Grécia e a Turquia, que tem provocado graves incêndios, não se encaminha para Portugal, esclarece o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O calor que está na Grécia e na Turquia neste momento não tem hipótese de vir para a Península Ibérica”, afirmou ao PÚBLICO a meteorologista Patrícia Gomes, sublinhando que é em relação a massas de ar provenientes do Norte de África que Portugal está mais exposto. Mas nem dali se espera, nos próximos dias, a chegada de uma onda de calor.

O IPMA diz não dispor de qualquer informação que sugira que Portugal possa, durante o mês de Agosto, ter temperaturas extremas, ou para lá do que é habitualmente esperado para esta altura do ano. “Para já, segundo informações ao nível probatório do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, não são esperadas temperaturas extremas em Portugal Continental, garantiu Patrícia Gomes.

A meteorologista explica que, para já, as temperaturas são as esperadas para um mês de Agosto, em que algumas regiões vão registar temperaturas próximas dos 40 graus. Será o caso de algumas localidades no Alentejo. Temperaturas elevadas, certamente, mas não inesperadas.

Patrícia Gomes diz que até dia 7, no sábado, haverá períodos de alguma nebulosidade em especial nas regiões do Norte e do Centro. Haverá também alguns locais, nomeadamente no Minho, em que é esperada alguma precipitação. As previsões apontam para uma ligeira descida das temperaturas.

A partir do próximo domingo é esperado céu mais limpo e uma subida gradual das temperaturas. “A partir de quinta e sexta-feira da próxima semana já são esperadas temperaturas consideradas normais para a época do ano”, explica, acrescentando que no Interior, Norte e Sul as temperaturas vão estar acima dos 30, 32, 34 graus. Mas só no Alentejo se aproximarão dos 40.

Sugerir correcção
Comentar