Como as árvores ajudaram uma antiga cidade maia a vencer o calor

Para combater o calor, a população maia usufruía da sombra de uma floresta tropical. Com a necessidade de alimentar os habitantes, cortavam partes do arvoredo para transportar alimentos. Não tinham carros nem ferramentas de metal e percebiam “que é preciso haver equilíbrio”.

Foto
Isaac Quesada/Unsplash

Este Verão, muitas áreas dos Estados Unidos da América têm sofrido secas históricas. As alterações climáticas provocaram um aumento da temperatura e os níveis de chuva e neve estão abaixo do normal em certas regiões. Como consequência, há menos água para beber e para cultivo. Isto também significa um clima quente, o que pode ser difícil de suportar, sobretudo em cidades cimentadas e com pouca natureza – que são conhecidas como “ilhas de calor urbanas”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar