Muitas horas à secretária? Esta linha de monitores pode ser a solução

Fixe este nome: LG Ergo. E depois, teste. Um monitor com design ergonómico faz toda a diferença para quem passa largas horas sentado em frente ao computador, seja por trabalho ou lazer.

estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria
estudio-p,
Fotogaleria

Vivemos na sociedade mais digital de sempre: o computador é uma parte integrante de diversas profissões, ferramenta essencial durante o ensino e também sinónimo de lazer. Do trabalho ao gaming, o computador é um instrumento presente na rotina de muitos; e ainda mais devido à generalização do teletrabalho por causa da pandemia de Covid-19.

Com a normalização do trabalho em casa, muitos portugueses tiveram de adaptar as suas casas a uma nova realidade laboral. Os locais de descanso transformaram-se em espaços de trabalho, sempre com um elemento em comum – o computador. Mas, embora a mudança pareça simples, a verdade é que a mecânica se revela mais exigente do que aparenta à partida.

Se o número de horas em frente ao computador é cada vez mais significativo, isso não acontece sem consequências para a saúde. As dores de costas e os problemas de visão são apenas alguns exemplos do impacto que pode ter uma má postura ou uma estação de trabalho inadequada às necessidades do utilizador. Como tal, há que antecipar estas situações e garantir que o nosso posto de trabalho, estudo e/ou lazer é confortável.

A palavra “ergonomia” tem assumido um papel de destaque. Afinal, falamos do estudo da relação entre o indivíduo e o seu trabalho; segundo o qual o conforto e segurança do trabalhador influencia a sua eficácia. Ou seja, a melhoria das suas condições, nomeadamente através da tecnologia e do design, tem resultados comprovados no bem-estar e consequente produtividade.

LG Ergo: uma linha de monitores amiga do utilizador

A ergonomia é, portanto, essencial para a prevenção de problemas de saúde provocados pelo desconforto prolongado em situação laboral, ou em momentos de lazer no computador. A pensar nisso, os novos monitores LG Ergo contribuem para uma melhor relação do trabalhador com a sua principal ferramenta de produção.

Além da eficácia e da produtividade, o monitor deve ser confortável para o utilizador, de modo a que, no imediato e a longo prazo, esta “convivência” não resulte em problemas sérios de saúde. Numa altura em que milhões pessoas em todo o mundo estão, devido ao distanciamento social, em trabalho remoto há vários meses, é necessário, mais do que nunca, procurar alternativas mais focadas na ergonomia.

Os ecrãs LG Ergo Design dipõem de um suporte ergonómico com parafuso de aperto que permite movimento total do ecrã.
Fotogaleria
Os ecrãs LG Ergo Design dipõem de um suporte ergonómico com parafuso de aperto que permite movimento total do ecrã.

Como sabemos, não existe apenas uma posição de conforto: cada trabalhador prefere o ecrã de determinada maneira, ou a uma distância mais adequada. Os monitores LG Ergo têm um design consciente desta realidade, pelo que coloca no utilizador o poder de decisão. A posição destes monitores é  ajustável, funcionando como uma espécie de computador “à medida” das necessidades de cada um, bem como da tarefa que pretende realizar. Além disso, não ocupam muito espaço, maximizando também o aproveitamento da área disponível.

Tratando-se de monitores IPS (In-Plane Switching), têm igualmente benefícios para a visão dos utilizadores, que passam várias horas em frente ao ecrã. Esta opção beneficia elementos como o ângulo de visão do ecrã – que é maior – e a visualização das cores. Esta linha é especialmente vantajosa para profissionais como fotógrafos e designers, uma vez que precisam de uma qualidade de imagem melhor.

Entre as suas especificações técnicas, os novos Ergo da LG dispõem de uma braçadeira tipo C, sendo que é possível fixá-los com relativa facilidade no limite da secretária, aproveitando de forma mais eficaz o espaço disponível. Incluem também uma braçadeira em T, o que permite que sejam facilmente encaixados no cabo de uma mesa.

Depois de instalado, o utilizador pode aproveitar o design ergonómico do monitor para o ajustar a seu gosto. O ecrã pode ser movido para cima e para baixo (numa variação de 130 milímetros) e para a frente e para trás (até uma profundidade de 180 milímetros). É igualmente possível girar o monitor da linha LG Ergo, a fim de se adaptar às exigências das tarefas concretas que tem de realizar: pode girar 90º (entre o formato landscape e retrato), bem como virá-lo na direcção oposta (até 280º).

Os monitores distinguem-se pela sua ergonomia e flexibilidade, contrariando a rigidez habitual do computador. Dentro da linha LG Ergo, pode optar entre ecrãs UltraWideTM (modelo 34WN780)  e UltraFineTM 4K (modelos 32UN880 e 27UN880), que têm como um dos seus atributos a precisão na reprodução de cores, a par da solução USB-C One Cable – que se evidencia, por exemplo, pelo carregamento mais rápido e transferência célere de dados.

Concretamente no que diz respeito aos setups e gaming, o monitor mais adequado é o UltraGear QHD Nano IPS, de 27 polegadas, com 1 milissegundo de resposta. Lançado recentemente no mercado português, marca a diferença não só pela enorme qualidade de imagem, mas também pelos seus recursos específicos. Sem esquecer o seu design ergonómico, o modelo 27GN880-B é indicado especialmente para gamers em busca de uma opção mais confortável para longas horas em frente ao computador.

Uma melhor qualidade de vida também está nos detalhes. Da mesma forma que se procura uma cadeira confortável e estável, ou uma mesa de altura adequada, é fundamental ter um ecrã de computador que tenha benefícios directos na saúde, a médio e longo prazo, do utilizador.

Advertisement

Sugerir correcção
Ler 2 comentários