Incêndios ameaçam arredores de Atenas e obrigam à fuga de milhares de pessoas

Segundo as autoridades, mais de 500 pessoas refugiaram-se em hotéis durante a noite de quarta-feira. A evacuação de localidades continua na ilha de Eubeia, a cerca de 100 km de Atenas, à medida que as chamas ameaçam zonas residenciais.

Um bombeiro tenta combater as chamas na área de Varibobi, a Norte de Atenas, Grécia
Fotogaleria
Um bombeiro tenta combater as chamas na área de Varibobi, a norte de Atenas, Grécia ORESTIS PANAGIOTOU/EPA
A Acrópole ficou coberta por uma nuvem de fumo devido aos incêndios a Norte de Atenas
Fotogaleria
A Acrópole ficou coberta por uma nuvem de fumo devido aos incêndios a norte de Atenas EUROKINISSI/Reuters

A Grécia está a enfrentar a pior onda de calor em décadas, com as previsões a apontarem temperaturas até aos 45ºC. Perto de Tatoi, a 20 quilómetros a norte de Atenas, incêndios deflagraram nas áreas florestais e obrigaram milhares de pessoas a fugir. Nesta quarta-feira os esforços para apagar as chamas continuam, mas o fogo já destruiu ou danificou gravemente dezenas de casas. Prevê-se que as altas temperaturas persistam até ao final da semana.

Na tarde de terça-feira um incêndio deflagrou na periferia de Atenas, uma zona florestal “de vegetação densa” e “muito seca devido à onda de calor”, explicou ao canal ERT o governador da área metropolitana de Atenas, George Patoulis. Quando as chamas se aproximaram das zonas residenciais, muitos residentes fugiram de carro e com o rosto coberto por panos húmidos para se protegerem do fumo espesso.

Os incêndios nos arredores de Atenas causaram nuvens de fumo sobre a capital grega, impedindo a visibilidade e levando as autoridades de saúde a emitir alertas para as pessoas que têm problemas respiratórios a permanecer dentro de casa. Também foram reportadas falhas de eletricidade ocasionais em zonas da cidade perto dos incêndios, depois de as chamas terem derrubado torres de transmissão eléctrica.

Na manhã de quarta-feira, os mais de 500 bombeiros destacados aproveitaram as horas mais frescas para enviar helicópteros e aviões para lançarem água sobre as chamas que rodeiam Tatoi. O fogo chegou também a um antigo palácio de Verão que pertenceu à família real grega, mas nenhum dos edifícios ficou danificado.

Foi outra noite excepcionalmente difícil”, disse o vice-ministro da Protecção Civil, Nikos Hardalias, durante uma visita a um centro de coordenação da brigada contra incêndio na área de Varibobi e Tatoi, nos subúrbios de Atenas. Hardalias avançou que os bombeiros conseguiram reduzir quatro frentes activas durante a noite, mas “há muito trabalho ainda por fazer”, concluiu.

“As equipas no terreno fizeram um trabalho vital [no combate] aos incêndios aterradores nas florestas suburbanas”, disse o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, durante uma visita a um centro de coordenação.

As autoridades avançaram que mais de cem casas e negócios tinham sido gravemente danificados ou destruídos, e mais de 500 pessoas refugiaram-se em hotéis durante a noite. Já esta quarta-feira, a evacuação de localidades continuou na ilha de Eubeia, a cerca de 100 km de Atenas, à medida que as chamas ameaçavam zonas residenciais.

A onda de calor que está a afectar o Sul da Europa tem provocado incêndios devastadores noutras partes da Grécia, em Itália, na Albânia e na Turquia, que há sete dias combate as chamas que teimam em não abrandar.

Sugerir correcção
Comentar