“Dê sangue” antes das férias, apela instituição

O Instituto Português do Sangue e da Transplatação só tem reservas dos tipos O- e B- para até quatro dias, e do tipo A- para entre quatro a sete dias. Até 23 de Agosto, potenciais dadores de sangue podem recorrer à campanha de Verão da Fepodabes para fazer o seu contributo.

Foto
O IPST só tem reservas dos tipos O- e B- para até quatro dias, e do tipo A- para entre quatro a sete dias Andre Rodrigues

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) lança na quarta-feira uma campanha de apelo à dádiva de sangue durante o Verão. Com o mote “este Verão não se esqueça do essencial: DÊ SANGUE”, endereçado aos cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e mais de 50kg, a campanha surge numa altura em que as reservas dos grupos sanguíneos O-, A- e B- estão “muito em baixo”.

De acordo com o site dador.pt, o Instituto Português do Sangue e da Transplatação (IPST) só tem reservas dos tipos O- e B- para até quatro dias. Já o tipo A- espera-se que dure entre quatro a sete dias. Os tipos de sangue O e A negativos são dos mais raros em Portugal. Quanto aos tipos O+ e AB- há reservas para entre sete a 10 dias, e de B+, A+ e AB+ para mais de 10 dias.

A campanha decorre até 23 de Agosto e vai passar por vários locais do país para encontrar potenciais dadores e contribuir para um reforço das reservas de sangue e componentes sanguíneos no período de férias.

“É muito importante que as pessoas fizessem a sua dádiva antes de partirem para o gozo das merecidas férias, pois mesmo no Verão os hospitais têm necessidade de sangue”, refere Alberto Mota, presidente da Fepodabes, numa nota enviada à comunicação social.

“O Verão é uma altura do ano em que a disponibilidade dos cidadãos para dar sangue é mais reduzida, pelo que a Fepodabes decidiu promover esta campanha de Verão para dar o seu contributo para a manutenção das reservas de sangue”, acrescenta, concluindo que o objectivo passa também por “recordar que dar sangue é um gesto benévolo e que pode salvar vidas.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários