Raisi confirmado na presidência diz que vai tentar levantar as sanções ao Irão

Novo chefe de Estado iraniano afirma, no entanto, que não está disposto a “submeter a vida da nação à vontade dos estrangeiros”.

Foto
O ex-Presidente iraniano, Hassan Rohani, e o novo chefe de Estado, Ebrahim Raisi EPA/IRAN'S SUPREME LEADER OFFICE HANDOUT

O ultraconservador iraniano Ebrahim Raisi, que esta terça-feira foi confirmado como Presidente do Irão, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio “dos estrangeiros” para melhorar a situação económica iraniana.

Antigo chefe da Autoridade Judiciária iraniana, Raisi, de 60 anos, foi confirmado esta terça-feira pelo pelo líder supremo do país, o ayatollah Ali Khamenei, como o novo Presidente, o último passo antes da tomada de posse e juramento no Parlamento, que acontecerá nesta quinta-feira, para um mandato de quatro anos.

"Vamos certamente procurar levantar as sanções opressivas, mas não vamos submeter a vida da nação à vontade dos estrangeiros”, disse Raisi na cerimónia oficial, transmitida pela televisão. 

Vencedor das eleições presidenciais do passado mês de Junho, marcadas por uma elevada abstenção, Raisi sucede ao moderado Hassan Rohani que negociou, em 2015, um acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, que previa limites ao enriquecimento de urânio para evitar que pudessem ser desenvolvidas armas num programa que o país garantia ter fins apenas civis.

Em 2018, sob Donald Trump, os Estados Unidos abandonaram unilateralmente o tratado e voltaram a estabelecer novas sanções, o que afectou a situação económica e social do país. Sob a administração de Joe Biden começaram novas negociações.

Segundo o diário israelita Haaretz, o líder supremo disse que havia duas questões alvo de discórdia, a exigência americana de uma cláusula que referisse conversações subsequentes sobre o programa de mísseis do Irão, e a recusa americana em dar garantias de que não se retirará, de novo, do acordo se assinado. O jornal nota que isto pode querer dizer que poderão já estar fechadas muitas das questões em discussão – incluindo durante quanto tempo é que o acordo será válido, como será feita a supervisão, e mesmo o levantamento das sanções.

"Acreditamos que a situação económica não é favorável para o povo, tanto pela posição dos inimigos como pelas carências e problemas internos do país”, disse o novo chefe de Estado.

"As carências e os problemas são numerosos”, disse o ayatollah Khamenei na mesma cerimónia que decorreu de forma restrita devido às medidas contra a propagação do novo coronavírus.

"Mesmo assim, resolver os problemas económicos demora tempo”, acrescentou Khamenei apelando ao novo Presidente e ao Parlamento para a formação de um novo Governo o mais rápido possível. 

Na quinta-feira, Raisi vai tomar formalmente posse no Parlamento, em Teerão, onde deve apresentar a constituição do Executivo. 

Notícia corrigida às 20h15: a cerimónia foi de confirmação de Ebrahim Raisi como Presidente pelo líder supremo do Irão, mas não da sua tomada de posse.

Sugerir correcção
Comentar