“Enche de orgulho”, “um exemplo de excelência”: as reacções ao bronze de Pimenta

Fernando Pimenta, de 31 anos, terminou a prova de K1 1000 metros de Tóquio 2020 em 3.22,478 minutos, arrecadando a medalha de bronze.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa felicitaram o canoísta Fernando Pimenta pela medalha de bronze em K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 EPA/KIYOSHI OTA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, felicitaram esta terça-feira o canoísta Fernando Pimenta pela medalha de bronze em K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a terceira de Portugal na competição.

“Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze na prova de canoagem K1 1000”, indica uma publicação na página oficial da Presidência da República no Twitter.

Na mesma rede social, o primeiro-ministro divulgou uma mensagem: “Parabéns ao canoísta Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Uma medalha olímpica é o corolário de um longo trajecto de esforço, de entrega e muito trabalho. É um sonho concretizado que enche Portugal e os Portugueses de orgulho.”

Também o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, aplaudiu a prestação do canoísta, num comunicado enviado à Lusa. “Em meu nome e em nome da Assembleia da República, felicito Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze em canoagem, na prova dos K1 1000m, nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, escreveu.

O presidente do Benfica, Rui Costa, assinalou esta terça-feira “o feito alcançado esta madrugada em Tóquio” pelo canoísta português e destacou que “os portugueses, e os benfiquistas em particular, estão orgulhosos” da sua prestação.

“Quero ressaltar o empenho e o espírito de superação que te permitiram elevar de novo o nome de Portugal nos Jogos Olímpicos, em mais um exemplo de excelência para toda a nação benfiquista. Obrigado pela alegria que deste ao país e ao Benfica. Parabéns, Fernando!”, escreveu numa mensagem de parabéns no site oficial dos “encarnados".

Fernando Pimenta, de 31 anos, que se tinha sagrado vice-campeão olímpico em Londres 2012, em K2 1000 metros, ao lado de Emanuel Silva, terminou a prova de K1 1000 metros de Tóquio 2020 em 3.22,478 minutos, apenas atrás dos húngaros Balint Kopasz, novo recordista olímpico, com 3.20,643, e Adam Varga (3.22,431).

Depois da estreia auspiciosa em Londres 2012, numa longa carreira que engloba 105 pódios em competições internacionais, Fernando Pimenta foi ainda quinto classificado em K1 1000 metros e sexto em K4 1000 metros no Rio 2016.

Com três medalhas conquistadas em Tóquio 2020 — o judoca Jorge Fonseca alcançou a de bronze na categoria de -100 kg e Patrícia Mamona arrebatou a de prata no triplo salto — Portugal já igualou o melhor pecúlio em Jogos Olímpicos, reeditando as três subidas ao pódio de Los Angeles 1984 e Atenas 2004.

Portugal passou a contar com um total de 27 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial, juntamente com os atletas Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e o cavaleiro Luís Mena Silva.

Sugerir correcção
Comentar