A ascensão e o legado de Obama numa América em confronto com a sua história racial

Documentário sobre o ex-Presidente dos EUA mostra como a sua identidade dominou e absorveu o debate público no país, funcionando como veículo de esperança ou catalisador de ressentimentos. Estreia-se na quarta-feira na HBO Portugal.

Foto
Participação de Obama numa marcha na ponte Edmund Pettus, em Selma, Alabama (2009) JONATHAN ERNST/Reuters

É possível olhar para o percurso pessoal e político de Barack Obama fora do contexto da história racial dos Estados Unidos? O realizador Peter Kunhardt (True Justice: Bryan Stevenson’s Fight For Equality; John McCain: Por Quem os Sinos Tocam; King in the Wilderness) diz-nos claramente que não. Diz-nos, aliás, precisamente o contrário. Seja por causa do ambiente social e mediático da época, por responsabilidade ou irresponsabilidade dos seus protagonistas ou resultado da mera percepção pública do momento histórico, a ascensão e o legado do primeiro Presidente negro do país são, para Kunhardt, indissociáveis do contínuo julgamento que os norte-americanos fazem da sua própria História e identidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar