Bombeiros vão ter mais 122 Equipas de Intervenção Permanente

Apenas 11 das novas equipas vão ser constituídas em corporações em que ainda não existia qualquer estrutura deste tipo.

Foto
Cada equipa é constituída por cinco elementos e é altamente especializada Daniel Rocha

O Governo vai assinar esta sexta-feira os protocolos para a constituição de 122 Equipas de Intervenção Permanente EIP), compostas por 610 bombeiros profissionais, nas corporações.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que estas 122 novas EIP vão ser criadas em 95 municípios e, na sua maioria, estas equipas vão ser as segundas a ser constituídas na mesma corporação de bombeiros. Segundo o MAI, 11 vão ser as primeiras, 110 serão as segundas equipas e uma corporação de bombeiros passe a acolher a terceira EIP.

Criadas em 2001, estas equipas são constituídas por cinco elementos cada, que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

Com a criação das novas 122 EIP eleva-se para 528 o total de equipas já protocoladas, o que corresponde a um crescimento para mais do triplo desde 2016, quando existiam 169. Estão actualmente a funcionar 359 Equipas de Intervenção Permanente, envolvendo um total de 1807 operacionais.

O MAI destaca que as EIP são formadas por “bombeiros profissionais e caracterizam-se pela sua elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para actuarem em diferentes cenários”.

Do conjunto das 528 equipas protocoladas até agora, três em cada quatro foram criadas desde 2017 e no quadro da reforma do sistema de Emergência e Protecção Civil.

A cerimónia de assinatura dos protocolos para a constituição de 122 EIP vai realizar-se em Mação, no distrito de Santarém, e é presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

Sugerir correcção
Comentar