Energia verde: fazer mais pelo planeta está ao alcance de todos

Os painéis fotovoltaicos representam uma escolha inteligente tanto para o planeta como para a carteira, já que permitem poupar até 50% na factura energética. Uma opção que está à distância de um clique, em worten.pt

Foto
Ilustrações: ©SALVADO - CONTEMPORARY DESIGN CONSULTING

Poupar na factura da energia, optar por uma escolha renovável e sustentável com zero emissões, e preservar os recursos do planeta. Estes são apenas três dos inúmeros benefícios de apostar num sistema fotovoltaico em casa, e produzir a própria energia solar. E se há uns anos ter um painel desta natureza era um autêntico luxo, hoje em dia o acesso a este tipo de estrutura está mais democratizado e simplificado.

A Worten é uma das marcas mais fortes no que toca a campanhas acessíveis a todos, já que oferece benefícios praticamente irrecusáveis e extremamente competitivos. Nas gamas de painéis solares não há excepções. Só para aguçar a curiosidade, e no que toca à competitividade e diferenciação no mercado, comprar em worten.pt não obriga à fidelização ao comercializador de energia, a instalação Worten Resolve tem cobertura nacional e a aquisição do sistema é feita a 100% com a Worten – desde o diagnóstico, ao apoio na candidatura a fundos de apoio até à manutenção. Mais boas notícias? Há uma campanha de crédito de 48x sem juros em todos os kits até 31 de Agosto.

Além de já não serem financeiramente inacessíveis, também há apoios europeus que comparticipam esta escolha. A somar às vantagens, Portugal é um país com óptima radiação solar. Como o período de retorno destes painéis está entre os 5 a 9 anos e a vida útil de um sistema fotovoltaico é de 25 anos, mais de metade do tempo será para aproveitar os benefícios. É só fazer as contas.

Foto

Mitos associados aos painéis fotovoltaicos

São indicados apenas para quintas ou montes no meio do Alentejo? Ocupam demasiado espaço? São um investimento exageradamente caro sem grandes benefícios? Tudo isto são mitos, uma vez que os painéis solares estão mais democratizados do que nunca e servem o propósito de muitas famílias: poupar, para gastar em felicidade. Desmistificamos as questões associadas aos sistemas fotovoltaicos.​

  • Só funciona quando há sol: a nova tecnologia de painéis monocristalinos permite a que produzam energia mesmo em dias encobertos, e por isso são rentáveis o ano inteiro. Durante o Verão não produzem mais, mas sim durante mais tempo, já que o dia é mais longo do que no Inverno.
  • Deixa de se pagar electricidade: a poupança depende da localização, da necessidade de consumo actual e dos hábitos e escolhas de cada um durante o dia. No entanto, caso não opte por uma solução de armazenamento de electricidade com baterias, a energia solar é produzida apenas durante o dia e não é armazenada, o que significa que continua a ser necessário comprar electricidade ao fornecedor, pelo menos, para a utilização nocturna.
  • É um investimento exageradamente caro: os painéis fotovoltaicos disponíveis em worten.pt têm opções de crédito bastante competitivas que ajudam a reduzir o impacto financeiro.
  • Precisa de demasiada manutenção: basta uma manutenção anual para garantir o correcto funcionamento e níveis de produção do sistema, tal como a limpeza dos painéis.

Benefícios de optar por um sistema fotovoltaico

Quantas vezes pensamos em formas de poupar mais uns trocos, no fim do mês? Às vezes a poupança está só ao virar da esquina, à espera que reparemos nela. Optar por um sistema fotovoltaico tem benefícios para a carteira e para o planeta. Pode facilmente ser a pessoa que afirma que a energia que produz tem zero emissões, e que está a fazer a sua quota-parte pela longevidade do nosso planeta.

  • Poupar na factura de energia. Sem painéis solares consome-se energia à rede o dia inteiro. Com auto-consumo, produz-se a própria energia através de painéis solares que alimentam os dispositivos electrónicos durante o dia. A poupança depende da localização, da necessidade de consumo actual e dos hábitos de cada um (tira-se mais partido da poupança ao fazer mais tarefas durante o dia ao invés da noite, por exemplo).
  • Ter energia renovável e sustentável com zero emissões. É missão de todos reduzir o consumo energético que desgasta os recursos do planeta. Ao fazer esta escolha, está a contribuir para um mundo mais verde, e a incentivar amigos e família a fazer o mesmo.
  • Tirar partido do Fundo Europeu. É um fundo que visa ajudar a atingir a neutralidade carbónica ao incentivar à compra de equipamentos que aumentam a eficiência energética da casa, como é o caso dos sistemas fotovoltaicos. Para casas licenciadas até 2021, pode receber 85% ou até 2500€ do teu investimento mediante candidatura ao programa.

Ter um painel solar: passo-a-passo

Se tem dúvidas sobre qual o tipo de painel que deve escolher para instalar em sua casa, siga estes passos e descubra. ​

Foto

Fase 1. O formulário: preencha-o aqui

Demora 5 minutos a preencher e permite averiguar quais os painéis que precisa, e de quantos são necessários, descobrindo a melhor solução lá para casa. Vamos a isso?

1. Escrever a morada.

2. Desenhar o telhado (para chegar aos metros quadrados).

3. Preencher todas as informações sobre consumo (por exemplo, o custo da factura energética mensal ou a potência contratada).

4. Seleccionar a melhor opção, das que são apresentadas logo após preencher o simulador. A Worten tem soluções desde 3 a 15 painéis monocristalinos (1 a 5KW) divididos em kits Quality e Premium. Todos incluem os materiais necessários e a instalação.

Fase 2. O diagnóstico, a instalação e a poupança

5. Logo de seguida é feito um diagnóstico e acompanhamento por parte de um técnico certificado (sem compromisso) para avaliar as condições de instalação e validar a simulação.

6. A entrega e instalação são realizadas em até 5 dias úteis após a compra do kit. Ou seja, a poupança começa em cinco dias!